Férias de verão! Estamos na alta temporada do turismo, que começou em dezembro e vai até fevereiro, e milhões de brasileiros vão aproveitar o período para viajar a lazer e curtir férias no Brasil. As praias são os destinos mais procurados, conforme pesquisa encomendada pelo Ministério do Turismo, mas o nosso país também oferece passeios incríveis por lugares de natureza em seu máximo esplendor, desde grutas, cavernas, flutuação com peixes, parques nacionais e chapadas.
Se você é fã de atividades ao ar livre, o site VamosLatam preparou um roteiro com 4 dicas para descobrir lugares únicos pelo Brasil. Só tome os cuidados normais, como avaliar as condições do tempo, afinal estamos em janeiro e a chuva pode vir a qualquer momento, não esquecer de levar o seu protetor solar, pois o sol é muito presente nesta época do ano, roupa de banho, sapatos confortáveis e partir para realizar a sua aventura:
Bonito (MS) - É o principal destino de ecoturismo de Mato Grosso do Sul, um dos principais do Brasil. Só pelo nome já podemos imaginar as impactantes belezas que esse lugar tem a oferecer. É o destino mais visitado no Brasil pelos aventureiros e amantes do ecoturismo, que se encantam com suas exóticas lagoas, cavernas e grutas. Ao longo dos anos, Bonito vem aumentando sua oferta de atrativos turísticos, mas os passeios de bicicleta, arvorismo e rafting são os favoritos dos visitantes.
Você pode preferir também praticar snorkel, rapel, caminhadas e, sem dúvida, curtir um mergulho refrescante entre suas famosas cachoeiras. Bonito conta com uma variada oferta de hotéis, pousadas e restaurantes, tanto no centro quanto nos arredores da cidade, para que você possa escolher de acordo com o que achar mais conveniente.
Nesta época de forte calor, uma boa dica de atividade em Bonito é a que inclui banho em lagos ou banho de cachoeira. “Os passeios com água são os que mais atraem os turistas”, disse Allan Velcic, da Rota Aventura, empresa especializada em passeios ciclísticos na área rural de Bonito. “Estamos realizando um passeio de bike em parceria com a Rota Cabanas que no final tem boia cross e banho de cachoeira no Rio Formosinho”, informou ele. Contato pelo telefone 67 98459-7900.
Preços podem cair a partir do dia 10 deste mês. Como o ano de 2024 não foi dos melhores para o setor de turismo em Bonito, com queda no movimento de turistas no mês de dezembro, por exemplo, há uma forte tendencia de preços de baixa temporada em hospedagens, mesmo agora na alta temporada. Em novembro, a taxa de ocupação nos hotéis foi de 53% para um total de 70.545 turistas, a maioria paulistas (36,56%), conforme dados do Observatório do Turismo e Eventos de Bonito.
2. Chapada Dos Guimarães (MT) - As chapadas são formações rochosas elevadas e de topo plano que têm grande destaque na natureza brasileira, e a Chapada dos Guimarães é uma das maiores atrações naturais do país nessa categoria. Ela está localizada a 70 quilômetros do centro da cidade de Cuiabá, no estado de Mato Grosso, a aproximadamente uma hora e meia de carro. É um ponto turístico muito procurado por quem curte caminhadas e adora passeios radicais.
Dentro desse território encontra-se o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, um espaço de proteção dos ecossistemas e preservação dos recursos naturais. Numa área que se estende por mais de 30 mil hectares, os visitantes podem visitar fantásticas grutas, formações rochosas, cânions e mirantes que permitem admirar a variada flora e fauna deste fascinante território. O Parque fica aberto ao público aos sábados, domingos e feriados.
Existem várias opções de hospedagem próximas a este local: no município de Chapada dos Guimarães, no Complexo Turístico da Salgadeira, ou na cidade de Cuiabá, a uma hora de carro do parque. Não podemos esquecer que a região oferece outros surpreendentes atrativos naturais, como suas matas e trilhas, que você terá a sorte de explorar e que são perfeitas para o turismo de aventura!
3. Chapada dos Veadeiros (GO) - O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é outra maravilha que existe no coração do Brasil. Está localizado no estado de Goiás, a 250 quilômetros de Brasília, desde onde você pode iniciar uma viagem por terra para chegar a este incrível parque. Além das formações rochosas características, a Chapada dos Veadeiros tem fantásticas cachoeiras com mais de 100 metros de altura, formando impressionantes piscinas naturais de águas cristalinas em sua base, onde os turistas podem se deliciar tomando banho e nadando. O ecossistema da Chapada dos Veadeiros abriga 5% da flora e fauna exóticas do mundo.
Os destaques dessa variadíssima fauna são os enormes tamanduás-bandeira, onças, tatus e aves como araras e tucanos. Ao visitar este parque nacional, você não irá apenas viver uma experiência de aventura ao ar livre, mas também curtir a deliciosa comida típica da região, conhecer sua cultura e relaxar no meio da apaixonante natureza. Uma curiosidade? Bem, alguns moradores afirmam ter visto óvnis neste lugar!
4. Lençóis Maranhenses (MA) - Para fechar esta lista, você não pode perder o incrível parque dos Lençóis Maranhenses, localizados no estado do Maranhão, outro lugar que está entre os mais visitados por quem curte turismo de aventura. O parque tem como objetivo ser um centro de proteção da flora, fauna e belezas naturais que fazem parte do país. Suas imponentes dunas de areia branca e fina e suas lagoas de águas transparentes são os elementos que compõem o maior deserto do Brasil. Este parque único tem uma área de aproximadamente 155 mil hectares. A sua beleza singular pode ser admirada no mais exuberante oásis do nordeste brasileiro, atraindo turistas do mundo todo.
.
.