Seguindo o cronograma de Educação Ambiental desenhado para o nosso município, a última semana foi marcada por uma série de atividades que, partindo dos estudos de meio sobre resíduos sólidos até o estudo sobre as cavernas, contemplou os alunos do sexto ano da Rede Municipal de Ensino de Bonito.
A primeira atividade teve como objetivo o entendimento sobre a gestão de resíduos e a importância da coleta seletiva (e consequentemente do descarte correto dos resíduos), no qual os alunos do 6º ano da Escola Municipal Profa. Durvalina Dornelles Teixeira visitaram o Aterro Sanitário e a Unidade de Tratamento de Resíduos de Bonito, gerenciada hoje pela Cooperativa Paraíso. No local, além de representantes da SEMA coordenando a atividade, os alunos tiveram a oportunidade de ouvir dos próprios catadores as questões que hoje são parte do desafio da economia fruto da coleta na região de Bonito.
Já no domingo, dia 27 de agosto, a SEMA esteve presente no Abismo Anhumas para acompanhar a turma do sexto ano da Escola Municipal Rural Profº Francisco Anísio C. Ferreira, do distrito Águas do Miranda, em mais uma atividade de Educação Ambiental. Dessa vez a proposta é o conhecimento sobre a formação de cavernas da nossa região e a importância de olharmos com sensibilidade para o nosso solo, dada a fragilidade do mesmo perante a quantidade de dolinas que podem se formar ou já estão formadas sob os nossos pés.
Além das crianças da Escola Prof. Francisco Anísio C. Ferreira, também visitarão o Abismo (até o final deste ano) os alunos da Escola Profa. Durvalina, E.M.R Ozório Jacques e da Associação Pestalozzi de Bonito. Sendo assim, aproveitamos este momento para agradecer a parceria do Abismo Anhumas que desde o ano anterior nos procuraram para sediar parte dos estudos do Programa de Educação Ambiental de Bonito (PEAB/MS), entendendo assim a importância de darmos o acesso às camadas sociais mais vulneráveis da nossa região aos grandes atrativos turísticos que guardam belezas/recursos naturais únicos do lugar no qual crescemos e vivemos. Aproveitamos também para agradecer a Secretaria de Educação e Cultura pela disponibilização dos transportes que estão fazendo a locomoção de todas as turmas atendidas ao longo do PEAB, assim como agradecemos ao Espaço Jack que no dia 27 viabilizou a parada das crianças do Águas do Miranda para um grande almoço pós-caverna. Afinal estavam todos abismados e famintos!