O Instituto de Desenvolvimento de Bonito (IDB), comemora dois anos de existência neste dia 19 de março. Durante este período, importantes realizações e conquistas fortaleceram ainda mais a missão de fomentar o turismo de Bonito e região.
A atividade turística é uma das mais importantes no setor econômico e da geração de emprego e renda, assim como na criação de novos negócios e no aumento da produção de bens e serviços, uma vez que traz com ela desenvolvimento às localidades e possíveis melhorias na infraestrutura, com benefícios aos turistas e à comunidade local.
Há dois anos o IDB é um grande parceiro do turismo da cidade que conhecida internacionalmente como um dos principais destinos de ecoturismo do mundo. O Instituto é uma entidade exclusivamente formada e mantida pela iniciativa privada que reuniu várias associações em prol de melhorias para quem visita a Capital do Ecoturismo e região.
Guilherme Poli foi presidente do Instituto por quase dois anos. Ele participou de grandes ações realizadas pela entidade e relembrou os desafios enfrentados no começo do IDB.
(Guilherme Poli esteve à frente do Instituto por quase dois anos)
“Foi um enorme desafio. Uma nova grande associação feita para agregar várias outras associações. Sabemos que cada segmento tem as suas peculiaridades, mas os empresários entenderam que o momento era de agregar e que todos nós precisávamos do mesmo discurso para falar sobre o destino de Bonito. Juntos, conseguimos ter uma melhor comunicação com o Poder Público. Durante a pandemia o IDB foi fundamental para Bonito e região, participamos da elaboração dos protocolos de biossegurança, apoiamos e motivamos os empresários em várias ações. Hoje estamos com quase 90% dos empresários participando do Instituto que é uma grande conquista para a cidade de Bonito e também de toda região”, destacou Poli.
Há algumas semanas o Instituto apresentou uma nova diretoria. O atual presidente do Instituto Augusto Mariano está otimista com o novo desafio e que além realizar novas ações, pretende continuar o excelente trabalho já realizado pela antiga gestão.
(Atual presidente do Instituto, Augusto Mariano)
“O IDB que hoje completa dois anos de existência, tem relevantes serviços prestados a atividade turística e empresarial de Bonito e região. Uma ideia genuinamente dos empresários que tinham uma visão futurista foi o que proporcionou a criação do Instituto, fruto exclusivo da iniciativa privada, que embora trabalhe ombreada com o poder público, não depende de recursos públicos, pois a entidade é toda custeada pelos empresários. Nestes dois anos podemos elencar muitos, mas muitos serviços que o IDB prestou para o trade turístico e para comunidade local. O IDB veio suprir uma lacuna que existia em Bonito, principalmente na área de promoção, de divulgação e marketing do destino. Por ser uma entidade privada, ela tem muito mais rapidez na tomada de decisões, planejamentos e na implantação de seus planos de ações. Parabéns, IDB! Me sinto orgulhoso e honrado de ter sido eleito presidente do Instituto. É um grande desafio, mas vamos continuar dando continuidade ao extraordinário trabalho que a antiga diretoria já realizou”, disse o atual presidente do IDB.
Apesar do IDB ser considerado jovem, o Instituto já participou de várias ações importantes no turismo e campanhas voltadas para a população local. Em comemoração aos dois anos do Instituto, vamos relembrar alguns trabalhos já realizados pela entidade:
MARKETING DE DESTINO
O IDB investiu pesado em Marketing de destino e possui um site para facilitar a vida de quem quer conhecer a cidade. Nele, os turistas conseguem encontrar os melhores restaurantes e os passeios mais incríveis em um só lugar. CLIQUE AQUI.
Além de contratar uma assessoria de imprensa, os diretores do Instituto se reúnem com frequência para realizarem estratégias e assim fomentar o turismo de Bonito e região.
Press Trip
Uma campanha para ajudar na divulgação do município foi à vinda de quatro jornalistas. Os profissionais de veículos de comunicação nacionais ficaram na cidade durante uma semana onde realizaram passeios e experimentaram a deliciosa culinária bonitense.
AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO FEDERAL, EM BRASÍLIA
Representantes do IDB foram à Brasília (DF), participar de uma audiência pública sobre os turvamentos dos rios de Bonito. O então presidente do IDB, Guilherme Poli, prestou esclarecimentos e entregou um ofício com as reivindicações do Tred ao então deputado Federal, Nelson Trad. No documento foi solicitado o asfaltamento das saídas da cidade, uma próximo ao hospital até a Ilha do Padre e a que liga a Fazenda São Geraldo, onde existe o passeio do Rio Sucuri. A intenção é manter a preservação e evitar o turvamento dos rios.
As obras solicitadas pelo IDB já estão sendo realizadas. De acordo com Guilherme Poli, na época, foi solicitado um asfalto Eco Sustentável, com lombadas e fluxo lento dos veículos, evitando assim atropelamentos de animais e também o turvamento dos rios.
Além das obras solicitadas, também foi reivindicado a patrulha mecanizada ambiental. O maquinário já foi comprado.
IDB FOI PARCEIRO EM TRAZER CELEBRIDADES PARA AJUDAR NA DIVULGAÇÃO DO DESTINO
Durante os dois anos de existência, o IDB também ajudou a trazer várias celebridades a Bonito e região. Entre os famosos estão DJ Jesus Luz que veio acompanhado da esposa, Carol Ramiro e da filha, a pequena Malena.
(Jesus Luz conhecendo Bonito lado da esposa, Carol Ramiro)
A atriz e bailarina Carol Nakamura, ex-integrante do balé do Faustão, também esteve em Bonito com o esposo, o ator e empresário Guilherme Leonel.
IDB AJUDA A REALIZAR TRABALHOS DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL
Conhecido em Bonito por realizar vários trabalhos de preservação ao meio ambiente em Bonito, o engenheiro agrônomo e servidor público da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Paulo Sérgio Gimenes acredita que o agronegócio e a agricultura podem andar lado a lado com a preservação ambiental se o trabalho for realizado de forma consciente.
Paulo já colocou em prática dezenas de projetos contra o turvamento dos rios da cidade. O engenheiro agrônomo ressalta que com a união do Governo do Estado, Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Ministério Público , Sindicato Rural, Prefeitura Municipal de Bonito, Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Instituições de Ensino, IDB (Instituto de Desenvolvimento de Bonito) e empresários da região, ele já conseguiu realizar vários trabalhos no município.
CONHECENDO SEU DESTINO
Garçons e recepcionistas e atendentes de estabelecimentos associados ao IDB, participaram de maravilhosos passeios na Capital do Ecoturismo e região.
A ação, denominada ‘Conhecendo seu Destino’ visou melhorias no atendimento aos turistas. O Instituto percebeu a importância dos funcionários conhecerem os atrativos da cidade e assim, conseguir oferecer dicas e informações mais detalhadas para quem visita Bonito e região.
Instituto de Desenvolvimento de Bonito vence edital europeu com proposta de ecoturismo virtual
O projeto de criação de uma plataforma virtual de ecoturismo, idealizado pelo Instituto de Desenvolvimento de Bonito, foi selecionado pelo Centro de Inovação Brasil – Europa, Enrich in Brazil, em um desafio lançado para instituições das áreas de Turismo & Lazer, Digitalização e Desenvolvimento Sustentável, com o objetivo de apoiá-las com soluções inovadoras e personalizadas.
O projeto inscrito pelo Instituto de Desenvolvimento de Bonito foi uma plataforma virtual voltada ao ecoturismo, com tecnologias inovadoras para que os turistas possam conhecer as belezas naturais de fauna e flora da região.
BONITO É CONSIDERADO DESTINO INTERNACIONAL DE TURISMO SEGURO
Premiado diversas vezes como o melhor destino de ecoturismo do Brasil, Bonito é considerado também uma atração internacional segura. Graças ao trabalho realizado pelo IDB e todo trade turístico, o município recebeu o selo internacional de turismo seguro "Safe Travels", criado pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC - World Travel & Tourism Council).
O selo foi entregue após o município ter implementado as medidas de biossegurança preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A adoção das normas em saúde e segurança foi fruto dos empresários da cidade que tiveram o apoio do Sistema S.
AÇÕES DO INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DE BONITO DURANTE A PANDEMIA
Protocolos de biossegurança
Logo no começo da pandemia os empresários tiveram a consciência da gravidade do vírus e a cidade ficou fechada por pelo menos quatro meses. O destino reabriu as portas para o turismo, mas voltar com as atividades não foi nada fácil e contou com um árduo trabalho dos empresários e também do Poder Público. Durante o tempo que o município ficou fechado, juntamente com o Sistema S, o trade turístico da cidade elaborou sete protocolos de biossegurança, sendo um de cada segmento.
Todo turismo trabalhou e segue trabalhando para manter a segurança dos visitantes e de seus colaboradores. Atrativos, agências, hotéis, pousadas bares e restaurantes realizaram uma ‘força-tarefa’ para conseguir seguir todas as regras estabelecidas nos protocolos de biossegurança, as quais, ainda estão sendo seguidas com veemência.
Diminuir a capacidade de pessoas, uso de máscara obrigatório, fornecimento de álcool em gel e muitas outras medidas de prevenção estão entre as regras estabelecidas nos documentos.
Compra coletiva do termômetro para a retomada do turismo
O IDB ajudou na compra de termômetros para aferir a temperatura dos turistas que visitaram a cidade de Bonito. Todo trade turístico foi contemplado e os empresários conseguiram reabrir seu empreendimento cumprindo todas as regras estabelecidas nos protocolos de biossegurança.
Bonito Seguro
Além de todas as medidas estabelecidas nos protocolos de biossegurança, mais de 600 empresários aderiram às consultorias de biossegurança do programa Bonito Seguro. Quando as empresas conseguem adotar todos os requisitos de biossegurança, elas recebem um selo de certificação, o qual, prova ao cliente que o estabelecimento está tomando todas as medidas de prevenção à covid-19.
REFORÇO DURANTE OS FERIADOS PROLONGADOS
Durante feriados prolongados, em uma parceria com o IDB, agentes do Sebrae- MS visitaram centenas de empresas de Bonito e região para reforçar as boas-práticas de biossegurança.
IDB QUALIFICA: Instituto ofereceu cursos gratuitos durante a pandemia
O período de distanciamento social para conter a pandemia da Covid-19 foi aproveitado também para conhecer coisas novas, se qualificar e dar aquela turbinada no currículo. Pensando melhorar a qualificação dos trabalhadores bonitenses, o Instituto de Desenvolvimento de Bonito, inovou e surgiu o projeto ‘IDB Qualifica’.
O curso, 100% on-line e gratuito, durou quatro semanas e foi destinado a garçons, recepcionistas e atendentes de estabelecimentos associados ao IDB. Os temas abordados nas aulas foram turismo e hospitalidade.
IDB doa 500 máscaras para idosos, policiais e trabalhadores da coleta de lixo em Bonito
Idosos do asilo São José, funcionários que trabalham com a coleta seletiva de lixo, além das Polícias Civil e Militar, receberam 500 máscaras doadas pelo Instituto de Desenvolvimento de Bonito.
Doação de cestas básicas para famílias carentes durante a pandemia
Um grupo de jipeiros, grande parte deles associados ao Instituto doaram mais de 100 cestas básicas para famílias carentes de Bonito.
Com o apoio da Polícia Militar e com integrantes da Pastoral, o grupo entregou ao todo 113 cestas básicas. A ação tomou uma proporção tão grande que ainda sobrou alimentos, estes, foram levados para a Pestalozzi de Bonito.
IDB doa cestas básicas para Guias de Turismo e Motoristas
O IDB, mais uma vez entrou em ação e ajudou quem estava precisando. Os guias de turismo e motoristas de Bonito enfrentaram uma difícil fase devido à Covid-19. Com os atrativos fechados e sem turistas na cidade, eles chegam a passar necessidade até de alimentos.
IDB recebe mais de 7 mil litros de álcool 70% para apoiar trade turístico, em Bonito
Uma parceria do Sesc Bonito, Cervejaria Bamboa e Vaquinha Social, doaram mais de 7 mil litros de álcool 70% para o Instituto de Desenvolvimento de Bonito. A ação contemplou as associações nos setores gastronômico, atrativos e agências de viagens, a Abrasel, Atratur e Abaetur e ABH. Juntas, elas representam 50 estabelecimentos no município, e devido à alta rotatividade, consomem grande quantidade de álcool para assepsia. Parte da doação também foi encaminhada para a população bonitense.
NOVOS PROJETOS
Além de todos serviços já prestados, o IDB continua trabalhando e tem novos projetos para serem realizados neste ano de 2021, entre eles, estão os cursos técnicos profissionalizantes do eixo Turismo e Hospitalidade através da Secretária de Educação e também a parceria do Instituto com a Azul Linhas Aéreas para trazer influenciadores à cidade.