Se você deseja realizar uma viagem para Bonito, o Bio Park não pode faltar na sua agenda de passeios para serem realizados na Capital do Ecoturismo. Dependendo exclusivamente do turismo, além de conhecer animais e suas incríveis histórias, o visitante consegue ajudar quem tanto luta pela causa animal.
De acordo com uma das proprietárias do parque, Ada Ivone, a ideia de criação do Bio Park surgiu ao se notar a escassez de abrigos de fauna no país para acolher animais que não podem retornar à natureza. A grande maioria são vítimas do tráfico, atropelamentos e dos maus- tratos. Poucos recebem abrigo em espaços amplos e adequados.
“O Bio Park é um abrigo de fauna silvestre aberto a visitação, que soma a conservação e a educação ambiental. A saúde e o bem-estar dos animais é nosso foco principal, em uma área de aproximadamente 6 hectares. O lugar é um antigo pasto que está sendo recuperado com árvores nativas e frutíferas. Os animais que abrigamos não estão aptos a voltar para a natureza, por questões físicas ou mentais”, explicou Ada.
Conforme publicado pelo portal Rotas do MS, a principal missão do parque é o bem-estar animal, que envolve não só uma boa saúde física, mas também alimentação estimulante, entretenimento e motivação. Também são objetivos do Bio Park a conservação ex situ (fora do ambiente natural) e o incentivo a projetos de conservação in situ , para a proteção dos animais em seus ambientes naturais.
Outra missão importante é promover a educação e a sensibilização ambiental. Ao conhecer os hábitos e os ambientes onde estes animais vivem, podemos perceber a importância da conservação das áreas naturais. Também são abordadas as consequências negativas do tráfico de animais, da caça ilegal e dos atropelamentos nas estradas.
Os animais dispõem do espaço e dos cuidados necessários para terem uma vida digna e feliz. A equipe técnica conta com veterinários, zootecnistas, biólogos e tratadores, todos atuando juntos para garantir a qualidade de vida e o bem- estar dos moradores.
Com todo cuidado que recebem da equipe, alguns animais estão conseguindo até a procriar naturalmente no ambiente, como é o exemplo do lobo-guará. A vida de cada bichinho que o Bio Park abriga é uma história de superação e não se engane, cada um recebe um lindo nome quando chega no novo lar.
“Nós chamamos a nossa Lobo-Guará de Flor. Ela foi atropelada na cidade de Maracaju e veio machucada ainda filhote aqui para o abrigo e em uma parceria com o zoológico de Bauru veio o macho chamado Zorro. Eles conseguiram reproduzir naturalmente. Flor e os outros animais não conseguem ter uma vida na natureza, alguns não possuem a patinha, outros são cegos, todos vítimas da crueldade humana”, destacou a proprietária.
O parque depende exclusivamente das visitas dos turistas para sobrevivência. Por isso a visitação é muito importante para esse lindo trabalho continuar sendo realizado. O carinho que a equipe tem com os animais é nítido e tanto cuidado resulta na felicidade dos bichinhos que tanto já sofreram na vida.
LOJA
Além da visitação, o Bio Park também tem uma loja, com camisetas, bolsas, artesanatos e várias outros objetos que podem ser adquiridos no local. O parque também tem wi-fi e uma lanchonete. Não se preocupe se você chegar antes de seus amigos, o Bio Park possui uma recepção deliciosa, onde você pode aguardar em um lindo espaço sentindo o vendo fresco batendo no rosto.
BIO PARK NO COMBATE A PANDEMIA
O Bio Park sempre busca melhorar a qualidade no atendimento e isso se reflete também na segurança de todos os visitantes. Assim como os demais passeios de Bonito e região, o parque também teve a sua capacidade de carga reduzida.
Todos os visitantes e os colaboradores do parque devem utilizar máscaras. No trajeto é obrigatório o distanciamento padrão de 1,5 metro. Álcool em gel também está sendo disponibilizado pelo parque. Toda equipe do Bio Park recebeu treinamento para se adequarem medidas de biossegurança.
PROTOCOLOS DE BIOSSEGURANÇA
Bonito reabriu as portas para o turismo, mas voltar com as atividades não foi nada fácil e contou com um árduo trabalho dos empresários e também do Poder Público. Durante o tempo que a cidade ficou fechada, juntamente com o Sistema S, o trade turístico da cidade elaborou sete protocolos de biossegurança, sendo um de cada segmento.
BONITO SEGURO
Além de todas as medidas estabelecidas nos protocolos de biossegurança, mais de 600 empresários aderiram às consultorias de biossegurança do programa Bonito Seguro. Quando as empresas conseguem adotar todos os requisitos de biossegurança, elas recebem um selo de certificação, o qual, prova ao cliente que o estabelecimento está tomando todas as medidas de prevenção à covid-19.