Flor-do-amazonas ou mão-de-deus – Beleza amazônica e planta medicinal. Conheça seus inúmeros benefícios, inclusive para tratamento contra o fumo e o álcool e diabetes. Muito interessante.
Quem conhece a Mão de Deus?
A flor-do-amazonas, que possui grandes flores amarelas e vistosas, é uma planta herbácia que recebe também o curioso nome de mão-de-deus (acreditamos que devido o formato de suas poderosas folhas que servem inclusive para curar várias doênças). Outros nomes populares são margaridão-amarelo, minigirassol, girassol-mexicano, boldo-japonês, titônia. Cientificamente é chamada Tithonia diversifolia e pertence à família botânica Asteraceae. Certamente que deve receber também muitos outros nomes mundo afora, já que também é possível encontrá-la em outros países da América do Sul (na Colômbia, por exemplo, onde suas origens estão), América Central, Ásia e África. Inclusive, por ser medicinal é conhecida por uma função diferente dependendo do país.
Vejamos:
Cuba: usada para tratar contusões com as folhas maceradas com álcool, podendo substituir a também a arnica;
Colômbia: utilizada em vários casos, mas geralmente fazem a decocção das folhas para tratar espasmos e problemas variados no fígado;
China: usa-se para tratar e prevenir diabetes de todos os tipos;
Congo: utilizam as folhas para tratar diarreias.
Outros benefícios medicinais: ajuda no tratamento de distúrbios gástricos e hepáticos; anti-inflamatória; ameniza os dois tipos de diabetes, além de atuar na prevenção da mesma; trata de dores de cabeça; atenua diarréias; acaba com a febre; atua no tratamento da malária e da ascaridíase.
Mas, há um benefício ainda maior: ameniza a síndrome da abstinência que atinge ex-usuários de drogas psicotrópicas, como o álcool e o fumo, por exemplo. Para esses casos, usa-se o chá. Pacientes deste tratamento afirmam que, enquanto utilizaram a planta, seus organismos sentem-se enjoados só de pensar em ingerir álcool ou fumar. Com isso, muitos conseguiram superar o vício após o uso dessa planta.
Como preparar o chá:
Cozinhar 2 colheres de sopa das folhas da planta trituradas num litro d’água por 4 a 5 minutos, contando do momento em que a mistura começar a ferver. Depois que retirar do fogo, tampar e deixar repousando por 10 minutos. Coar e beber de 2 a 3 xícaras ao dia, na temperatura que preferir.
Fonte: http://beneficiosnaturais.com.br/mao-deus-beneficios-dessa-planta-cha/
Fotos: MLeao
Leia Também

Boletim Epidemiológico: MS registra 3.641 casos confirmados de dengue

Governo de Mato Grosso do Sul destina R$ 36 milhões para reestruturação da Atenção Primária à Saúde

Governo de MS ultrapassa 2,6 mil cirurgias ortopédicas realizadas pelo Programa MS Saúde

Secretaria de Saúde abre vaga para fonoaudiólogo(a) com carga horária de 30h semanais

Farmácia Municipal de Bonito foi reconhecida na 10ª Mostra MS: Aqui tem SUS

MS registra 3.285 casos confirmados de dengue

Trocas de Clima e Saúde em Dia: Veja Como se Proteger

Casa da Saúde não terá atendimento ao público na Páscoa

TRAGÉDIA: Identificada a jovem de 25 anos que morreu em grave acidente
