Quem tem gastrite, geralmente se sente mais estufado. Isso porque esta doença causa inflamação no estômago, o que faz com que haja uma demora maior na digestão. Com esta demora, há o aumento de gases e inchaço na região abdominal. Outras doenças comuns que podem causar esses sintomas são intolerância à lactose e a doença celíaca.
Quando a pessoa apresenta um inchaço na região inferior da barriga, abaixo da linha do umbigo, as causas podem ser distintas, como excesso de gases presos, constipação, intoxicação alimentar ou mesmo um sintoma de doenças como apendicite, diverticulite e até endometriose. Por isso, este sintoma não pode ser deixado de lado.
Existem medidas que favorecem o processo de digestão e, dessa forma, ajudam a prevenir sintomas gastrointestinais desagradáveis, como inchaço e excesso de gases:
Evite beber durante a refeição;
Evite deitar logo depois de comer;
Procure manter uma postura na mesa e evite comer mexendo no computador ou no celular;
Preste atenção ao que está comendo e tente mastigar devagar.
Se você sofre com o inchaço abdominal, procure orientação médica e realize os exames laboratoriais solicitados para que seu diagnóstico seja assertivo e você possa melhorar a sua qualidade de vida.
Conte com o Laboratório Bonito para realizar seus exames!