O CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) de Bonito promoveu uma ação de encerramento a campanha Agosto Verde, que visa a mobilização e conscientização sobre a Depressão e à Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. O ato foi realizado no CMU e contou com apoio da Academia Físico e Forma e de voluntários da sociedade civil e participação de pacientes e colaboradores do CAPs e da secretária de Saúde, Ana Carolina Colla.
Em novembro de 2017, o governador Reinaldo Azambuja sancionou a lei encaminhada pelo Poder Legislativo, que institui o mês “Agosto Verde”, dedicado a ações de combate e prevenção à depressão por meio do desenvolvimento de ações preventivas à integridade da pessoa. A depressão é um transtorno mental que interfere na vida diária do indivíduo e impossibilita a capacidade de trabalhar, dormir, estudar, comer, além de outras atividades.
Dados apontados em 2019 pelo IBGE, na Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), mostram que 10,2% (16,3 milhões) de brasileiros com mais de 18 anos sofriam de depressão. As regiões urbanas registram a maior prevalência de casos, e quando analisados por sexo, as mulheres eram as que mais sofriam e idosos entre 60 e 64 anos representavam a faixa etária com maior incidência.
Infelizmente, devido a pandemia do Coronavírus, a OMS (Organização Mundial da Saúde) já aponta aumento dos índices de suicídio e depressão devido à preocupação, medo, ansiedade, e associado a outros fatores como: a violência doméstica, fragilidade das redes de proteção e o uso abusivo de álcool e outras drogas.