Menu
segunda, 30 de dezembro de 2024
Busca
praia parque cachoeiras
Política

Paulo Corrêa destaca impacto transformador da nova fábrica de celulose da Suzano para MS

Para Paulo Corrêa, a nova fábrica simboliza um marco no desenvolvimento econômico de Mato Grosso do Sul.

5 Dez 2024 - 17h06Por Dany Nascimento / Bonito Informa

O 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB), participou nesta quinta-feira (5) da inauguração da maior fábrica de celulose do mundo em linha única, localizada em Ribas do Rio Pardo. Com um investimento de R$ 15 bilhões, a unidade da Suzano, que iniciou operação experimental em julho de 2024, já transforma a economia regional e fortalece o desenvolvimento sustentável de Mato Grosso do Sul.

O evento contou com a presença do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), do vice-presidente e ministro da Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), do governador Eduardo Riedel (PSDB), do CEO global da Suzano, David Feffer, além de outras autoridades e executivos da empresa.

Para Paulo Corrêa, a nova fábrica simboliza um marco no desenvolvimento econômico de Mato Grosso do Sul. “Esse investimento não só transforma Ribas do Rio Pardo, mas leva o Estado a um novo patamar de geração de emprego, renda e inovação sustentável”, afirmou Corrêa, ao entregar o Título de Cidadão Sul-mato-grossense a David Feffer.

“Participar desse processo, desde a assinatura do protocolo de intenções em 2021 até a inauguração de hoje, é motivo de grande orgulho. São R$ 15 bilhões investidos e mais de 3 mil empregos diretos na operação. Isso demonstra a confiança dos investidores e o potencial do nosso Estado”, destacou.

História e Planejamento

A nova unidade da Suzano começou a ganhar forma em maio de 2021, quando Paulo Corrêa, à época presidente da ALEMS, participou da assinatura do protocolo de intenções ao lado do então governador Reinaldo Azambuja, do atual governador Eduardo Riedel, do secretário da Semagro, Jaime Verruck, e do presidente da empresa no Brasil, Walter Schalka.

“A instalação desta megafábrica envolveu um trabalho coletivo para garantir infraestrutura, incentivos fiscais e apoio técnico. Ver esse sonho concretizado reforça a importância do diálogo entre o setor público e privado, e do trabalho da Assembleia Legislativa, que elabora leis modernas para garantir agilidade ao Governo e segurança jurídica para os empresários que investem no Estado”, pontuou Corrêa.

A importância da Rota da Celulose

O parlamentar também destacou a relevância da Rota da Celulose, projeto tocado pelo EPE (Escritório de Parcerias Estratégicas) que envolve a concessão de 870 km de rodovias estaduais e federais, como as MS-040, MS-338 e MS-395, e trechos da BR-262 e BR-267. Durante os 30 anos de concessão, estão previstas melhorias como duplicações, acostamentos, terceiras faixas, contornos, passagens de fauna e pontos de parada para caminhoneiros.

“Esse projeto é fundamental para escoar a produção da Suzano e de outras empresas que estão se instalando na região, como a Arauco, em Inocência. A Rota da Celulose não só impulsiona o desenvolvimento regional com uma logística mais moderna, mas também traz mais segurança para quem trafega, com duplicações, acostamentos e pontos de parada que fazem toda a diferença para motoristas e caminhoneiros”, enfatizou Paulo Corrêa.

Megafábrica em Ribas do Rio Pardo

Com 600 mil hectares de eucalipto plantados no Estado, a unidade já opera com uma capacidade de produção de 2,55 milhões de toneladas de celulose por ano. O empreendimento permitirá à Suzano aumentar sua capacidade global de 10,9 milhões para 13,5 milhões de toneladas anuais, um aumento superior a 20%.

Além disso, a fábrica caminha para se tornar a primeira unidade do setor de papel e celulose no Brasil livre de combustíveis fósseis, exportando 180 MW médios de energia renovável para o sistema elétrico nacional.

“Essa fábrica é mais do que um marco industrial; ela é a prova de que desenvolvimento econômico, social e sustentável podem caminhar juntos. Continuaremos trabalhando para que iniciativas como esta tragam ainda mais prosperidade para nosso Estado”, afirmou Paulo Corrêa.

 

 

Leia Também

Balneário de Bonito (MS) lotado, fim de ano chegou, assista na LIVE BONITO - MS - BALNEÁRIO LOTADO
Balneário de Bonito (MS) lotado, fim de ano chegou, assista na LIVE
Prefeito prestigia o novo Atual Mercado e parabeniza empresário por empreendimento em Bonito BONITO - EMPRENDIMENTO
Prefeito prestigia o novo Atual Mercado e parabeniza empresário por empreendimento em Bonito
Prefeitura divulga retrospectiva na área da saúde em Bonito Política
Prefeitura divulga retrospectiva na área da saúde em Bonito
Josmail Rodrigues se reúne com prefeito de Nioaque e presidente da Assomasul Política
Josmail Rodrigues se reúne com prefeito de Nioaque e presidente da Assomasul
Homem não aceita término do relacionamento ameaça ex-mulher em Bonito Preso Pela Guarda Municipal
Homem não aceita término do relacionamento ameaça ex-mulher em Bonito
Bonito recebe Nota 'A' em capacidade de pagamento (Capag) pelo Tesouro Nacional BONITO É NOTA A
Bonito recebe Nota 'A' em capacidade de pagamento (Capag) pelo Tesouro Nacional
Governo investe em obras que levam desenvolvimento aos 79 municípios Com programa MS Ativo
Governo investe em obras que levam desenvolvimento aos 79 municípios
Prefeitura divulga trabalho realizado na área da cultura Em Bonito
Prefeitura divulga trabalho realizado na área da cultura
Prefeito de Bonito se reúne com  Forças de Segurança e o Corpo de Bombeiros Réveillon Bonito 2025
Prefeito de Bonito se reúne com Forças de Segurança e o Corpo de Bombeiros
Prefeito vistoria ponte na região da Fazenda Laudejá e estradas em Bonito Política
Prefeito vistoria ponte na região da Fazenda Laudejá e estradas em Bonito
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.