Mato Grosso do Sul se consolidou como o estado de maior crescimento econômico do Brasil em 2025, com uma projeção de aumento de 4,5% no Produto Interno Bruto (PIB). O índice, divulgado na Resenha Regional do Banco do Brasil 2025, na semana passada, é quase o dobro da média nacional, estimada em 2,2%.
O desempenho impressionante foi celebrado pelo deputado Paulo Corrêa, 1º secretário da Assembleia Legislativa, que destacou os fatores responsáveis por este avanço.
“Esse resultado é fruto de um trabalho conjunto entre o Governo do Estado, a iniciativa privada e a Assembleia Legislativa, que tem atuado na elaboração de políticas públicas que oferecem segurança jurídica para os investidores e para a construção de um ambiente de negócios que é referência no Brasil”, afirmou.
Entre os pilares do crescimento, estão os investimentos robustos em infraestrutura, que renovam e ampliam da malha rodoviária, essenciais para escoar a produção estadual, bem como a diversificação da matriz econômica, que tem garantido oportunidades em novos setores, ressalta Paulo Corrêa.
“Destaque também para o aporte de grandes investimentos privados, especialmente no setor de celulose, como a Suzano em Ribas do Rio Pardo, a Bracell em Água Clara e a Arauco em Inocência, que impulsionam o desenvolvimento regional, gerando emprego e renda, fomentando a economia local e ampliando a arrecadação estadual”, analisa.
Parceria estratégica
Paulo Corrêa enfatiza a importância da parceria entre a Assembleia Legislativa e o Governo do Estado para a consolidação desse cenário. “A Assembleia tem trabalhado junto com o governador Eduardo Riedel para garantir as condições ideais para esses avanços. A aprovação de projetos que fortalecem a segurança jurídica e o diálogo com os setores produtivos têm sido determinantes para atrair e consolidar novos investimentos”, destacou o deputado.
Ainda conforme o 1º secretário, o crescimento econômico vem acompanhado de um compromisso com a sustentabilidade. “Os investimentos têm sido planejados para respeitar o meio ambiente e preservar os recursos naturais, uma das marcas de Mato Grosso do Sul”, pontua.
“Com resultados tão expressivos, Mato Grosso do Sul reforça sua posição como um dos estados mais promissores do Brasil, garantindo um futuro de desenvolvimento econômico sólido, equilibrado e sustentável”, finaliza.