Menu
sexta, 21 de fevereiro de 2025
Busca
RESERVAS
Rota Bioceânica

Governo de MS destaca integração, comércio e irmandade com os países vizinhos

Riedel ponderou que os países envolvidos terão grandes desafios pela frente

19 Fev 2025 - 09h15Por Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS

Na solenidade de abertura do Seminário Internacional da Rota Bioceânica, que ocorre m Campo Grande, o governador Eduardo Riedel destacou que este novo corredor vai promover integração, impulsionar o comércio, mas acima de tudo proporcionar um sentimento de fraternidade e irmandade com os países vizinhos.

“O que nos une é tirar este sonho do papel. Temos a obrigação de motivar a nossa gente. O sentimento de irmandade é o principal elo da Rota Bioceânica, muito mais do que as obras e comércio internacional. Estes benefícios envolvem toda população ao longo deste caminho”, afirmou o governador.

Riedel ponderou que os países envolvidos terão grandes desafios pela frente, tanto na infraestrutura física, como nos demais compromissos. “Vamos buscar a fluidez e integração em todas as áreas, que vai ser um desafio para nossas diplomacias. A rota será um motivo de competitividade ao setor privado. No ano que vem teremos a inauguração da ponte (binacional) e as diversas estradas para viabilizar o corredor”.

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, participou da abertura e destacou que além da rota por Porto Murtinho, tem mais quatro (corredores) em andamento ligando o Brasil aos países da América do Sul, rumo ao Oceano Pacífico. Sobre o corredor do Mato Grosso do Sul destacou que as ações estão avançadas.

“Uma alegria fazer parte deste processo. Somos um povo de paz com nossos vizinhos da América do Sul, o que nos dividem são meras ruas estreitas. Esta unidade nos faz ter uma riqueza única. Hoje temos uma política de Estado com cinco rotas de integração Sul-Americana”.

O secretário Jaime Verruck da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) destacou que o corredor bioceânico é mais do que uma obra e sim uma integração sem fronteiras na América do Sul. “Um novo capítulo da geopolítica, que vai além do concreto e asfalto e sim da integração de pessoas, um compromisso com o futuro, que vai impactar muitas vidas, abrindo um leque de oportunidades”.

Localizado em ponto estratégico no corredor bioceânico, o porto de Iquique no Chile, é um dos caminhos para seguir rumo ao Oceano Pacífico. O governador de Tarapacá (Chile), José Miguel Carvajal Gallardo, região onde está o terminal, participou da abertura e citou as oportunidades que serão abertas.

“Vivemos um momento histórico, de muito orgulho. Um sonho econômico e social, que vai ser um projeto humanizador, que reduz a distância entre os povos. Oportunidades econômicas em um momento significativo para América do Sul, que era um sonho de tantos e tantas”.

O Seminário Internacional da Rota Bioceânica e o 6º Foro de los Gobiernos Subnacionales del Corredor Bioceânico é uma realização do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), com o apoio da Fiems e do Sebrae/MS, tendo a colaboração da Energisa e Águas Guariroba.

As atividades começaram na terça-feira (18) e seguem até dia 20 de fevereiro. O objetivo do evento é fomentar o desenvolvimento e a integração regional entre Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, destacando as oportunidades e desafios que serão gerados pelo Corredor Bioceânico, trajeto rodoviário de 3.320 km que vai conectar os quatro países ao Oceano Pacífico rumo ao mercado asiático.

A programação contará com painéis, reuniões técnicas e culturais, envolvendo autoridades governamentais, empresários e especialistas de diversas áreas. Todas as atividades ocorrem no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo.


 

Leia Também

Governo de MS discute com Paraguai construção de nova ponte e avanços no setor alfandegário Política
Governo de MS discute com Paraguai construção de nova ponte e avanços no setor alfandegário
Entrega de ônibus escolar marca início dos investimentos em 'Ano da Educação' em Bonito BONITO - MS - ENTREGA DE ÔNIBUS
Entrega de ônibus escolar marca início dos investimentos em 'Ano da Educação' em Bonito
Região do Pesqueiro do Noé na ponte sobre o Córrego Roncador está temporariamente interditada Atenção população
Região do Pesqueiro do Noé na ponte sobre o Córrego Roncador está temporariamente interditada
Para desenvolver países da Rota Bioceânica, governadores fortalecem cooperação econômica e social Destaque
Para desenvolver países da Rota Bioceânica, governadores fortalecem cooperação econômica e social
Governo de MS negocia integração com a Bolívia para abrir rotas alternativas de comércio exterior Destaque
Governo de MS negocia integração com a Bolívia para abrir rotas alternativas de comércio exterior
Prefeito participa de reunião com diretora-presidente da Agehab Em Bonito
Prefeito participa de reunião com diretora-presidente da Agehab
Josmail recebe Capitão da Marinha, Cleyton Batista e Suboficial Tomaz Delmiro Visita da Marinha
Josmail recebe Capitão da Marinha, Cleyton Batista e Suboficial Tomaz Delmiro
Josmail deseja sucesso para Embaixador do Turismo de Mato Grosso do Sul
Josmail deseja sucesso para Embaixador do Turismo de Mato Grosso do Sul
Paulo Corrêa destaca MS como protagonista na Rota Bioceânica durante seminário internacional Política
Paulo Corrêa destaca MS como protagonista na Rota Bioceânica durante seminário internacional
Prefeito de Bonito participa o Seminário Internacional da Rota Bioceânica Desenvolvimento
Prefeito de Bonito participa o Seminário Internacional da Rota Bioceânica
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.