Sob encomenda do site Diário MS News, o Instituto Ranking Brasil Inteligência realizou uma pesquisa de avaliação administrativa e intenção de votos para a Prefeitura de Bonito nas eleições de 2024.
Os dados foram colhidos nos dias 25 e 26 de maio de 2023, junto a 500 moradores, com 16 anos ou mais de idade. Para a amostra de 500 entrevistas o intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 5%, para mais ou para menos.
Espontânea
Na pesquisa espontânea, o prefeito Josmail Rodrigues está bem na frente dos demais nomes com 33% das intenções de votos. O segundo colocado é José Arthur, com 5,3%, seguido por Dr. Laércio, com 4%, Bosco Martins, com 3%, André Luiz, com 1%, e Professor Loiva, com 0,8%.
Depois aparecem Décio Bigaton, com 0,6%, Edmilson Toquinho, com 0,4%, Luisa Lima, com 0,2%, e Juliana Salvatore, com 0,2%, sendo que 1% dos entrevistados apontou outros nomes e 50,6% não sabem ou não responderam.
Estimulada
No levantamento estimulado, Josmail Rodrigues continua na frente, com 42,4%, enquanto bem atrás aparece José Arthur, com 8%, depois surgem Dr. Laércio, com 7,2%, Bosco Martins, com 6%, André Luiz, com 2% e Professora Loiva, com 1,2%.
Ainda aparecem na pesquisa Décio Bigaton, com 1%, Edmilson Toquinho, com 0,8%, Luisa Lima, com 0,6%, Juliana Salvatore, com 0,4%, e Jorginho Figueiredo, com 0,2%, sendo que 30,2% dos entrevistados não sabem ou não responderam.
Rejeição estimulada
No quesito rejeição estimulada, José Arthur está na frente com 14%, seguido por Dr. Laércio, com 12%, Bosco Martins, com 8,4%, Décio Bigaton, com 6,2%, Professora Loiva, com 4,8%, e Luisa Lima, com 3,4%.
Depois aparecem Josmail Rodrigues, com 3%, Jorginho Figueiredo, com 2,8%, André Luiz, com 1,6%, Edmilson Toquinho, com 1,4%, e Juliana Salvatore, com 0,8%, sendo que 41,6% dos entrevistados não sabem ou não responderam.
Espontânea para vice-prefeito
O Instituto Ranking Brasil Inteligência também levantou junto aos entrevistados quem seria o melhor candidato a vice-prefeito e, de forma espontânea, eles responderam que seria Bosco Martins, com 8,4%, seguido por Izabel do Zé Arthur, com 4%, Professora Loiva, com 3,2%, Juca Igarapé, com 2,2%, e Luisa Lima, com 1,2%.
Também apareceram na pesquisa os nomes de Maycon Gomes, com 1%, Luis Straglioto, com 0,8%, e Professora Ramona Aquino, com 0,6%, sendo que 1% dos entrevistados apontaram outros nomes e 77,6% não sabem ou não responderam.
AVALIAÇÕES
Prefeito Josmail Rodrigues
A pesquisa apontou que a administração do prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues, é considerada boa ou ótima para 60,2% da população. Além disso, 20,6% dos entrevistados consideram o gestor municipal como regular, 13% como ruim ou péssimo e 6,2% não sabem ou não responderam.
Câmara Municipal
Já a avaliação da Câmara Municipal de Bonito aponta que a Casa de Leis é considerada boa ou ótima para 25,8% dos entrevistados, regular para 33,2% e ruim ou péssima para 24,6%, enquanto 16,4% não sabem ou não responderam.
Governador Riedel
O Instituto Ranking Brasil Inteligência também avaliou que o governador Eduardo Riedel (PSDB) no município é considerado bom ou ótimo para 41% dos entrevistados, enquanto 33,4% disseram que é regular, 18% opinaram que é ruim ou péssimo e 7,6% não sabem ou não responderam.
Presidente Lula
Com relação ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 31% dos entrevistados consideraram bom ou ótimo, 34,2% disseram que é regular, 29% afirmaram que é ruim ou péssimo e 5,8% não sabem ou não quiseram responder.
Principais problemas
O Instituto Ranking Brasil Inteligência ainda levantou quais são os maiores problemas do município de Bonito e a maioria dos entrevistados apontou que é saúde pública e a falta de médicos e de exames, que obteve 31,4%. Depois, aparecem a falta asfalto nas ruas e de tapa-buracos, com 24,2%, custo de vida e tudo caro, com 20%, falta de iluminação pública e ruas escuras, com 15,8%, desemprego na baixa temporada, com 13%, falta de investir mais em turismo, com 14,2%, falta de habitação popular, com 12%, e mais preservação do meio ambiente, com 10,8%.
Ainda apareceram falta de segurança e policiamento, com 9%, melhorar a Internet e o sinal de celular, com 8,2%, melhorar a assistência social, com 6%, plantação de soja perto das nascentes de água, com 5,8%, falta de manutenção das estradas e pontes, com 4%, e promover mais eventos culturais, com 3,6%, sendo que 3% dos entrevistados apontaram outros problemas e 7,8% não sabem ou não responderam.
RANKING BRASIL INTELIGÊNCIA
Contato: (67) 9 9968-0055/67 9 9962-3334
E-mail: rankingpesquisa@gmail.com
Leia Também

Equipe realiza limpeza e roçada nos canteiros centrais e nas três rotatórias da rodovia MS-345

Governo de MS anuncia reformas em postos fiscais para fortalecer infraestrutura e fiscalização

Josmail solicita Relatório Técnico de Engenharia após alagamentos no Portal do Rio Formoso

CCJR aprova projeto que reconhece símbolo de identificação de pessoas com fibromialgia

Prefeito visita confere situação de estradas vicinais em Bonito

Equipe realiza limpeza e retirada de galhos e entulhos na Vila Donária

Bonito se prepara para implantar Unidade Sentinela de Síndrome Gripal

Prefeitura de Bonito decreta ponto facultativo na Quinta-Feira Santa

Câmara Municipal de Bonito realizou Palestra sobre Autismo
