O diretor-presidente da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul), Márcio de Araújo Pereira, foi eleito por aclamação para a presidência do Confap (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa). A eleição ocorreu na manhã de sexta-feira (21), durante a 67ª edição do Fórum Nacional do CONFAP, que acontece entre os dias 19 e 22 de março em Macapá (AP).
A escolha é histórica: é a primeira vez que um representante do Mato Grosso do Sul assume a liderança do conselho, que reúne os presidentes das 27 fundações estaduais de amparo à pesquisa (FAPs). Além disso, a liderança assumida pelo diretor-presidente da Fundect demonstra o protagonismo do Estado na área de ciência, tecnologia e inovação, a popular CT&I.
"É uma honra ocupar a presidência do Confap, sendo a primeira vez que Mato Grosso do Sul lidera este Conselho. Isto demonstra o crescente protagonismo nacional da ciência, tecnologia e inovação de Mato Grosso Sul, com pesquisas e pesquisadores de excelência que trazem resultados de impacto para a sociedade. Nesta gestão, os desafios das rotas e corredores latino-americanos requerem estratégias de fomento avançadas, assim como o apoio a soluções inovadores para o mercado e sociedade", ressalta Araújo Pereira.
O novo presidente destaca ainda que as missões norteadoras do investimento em CT&I são necessárias para melhores resultados nas pesquisas científicas.
"Neste sentido, o Confap continuará trabalhando em parceria com as agências federais, CNPQ, Capes, Finep e Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), bem como secretarias estaduais de CT&I, representada pelo Consecti, na implementação das políticas estratégicas de cada Estado", reforça.
O Confap é a entidade que representa as FAPs brasileiras, promovendo articulação entre elas e outros atores do setor, como órgãos governamentais e instituições de pesquisa. Seu papel é fortalecer o financiamento e a execução de projetos científicos e tecnológicos no país, impulsionando o desenvolvimento regional por meio da inovação. O Conselho também faz parte do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovaçã (SNCTI).
Márcio de Araújo Pereira já atuava na diretoria da instituição, ocupando a vice-presidência desde 2023 e, antes disso, a presidência do Conselho Fiscal em 2021. Agora, na vice-presidência, assume o titular da Fundação Amazônia de Amparo à Estudos e Pesquisas do Estado do Pará, Marcel do Nascimento Botelho.
Estados ultrapassam a União em investimentos
As fundações estaduais de amparo à pesquisa ultrapassaram as agências de fomento federais, consolidando-se como as maiores investidoras do setor no país.
Juntas, elas aumentaram expressivamente os valores nominais de investimentos em CT&I nos últimos anos, saltando de R$ 2,8 bilhões em 2018 para 4,8 bilhões em 2024, conforme dados apresentados pelo ex-presidente Odir Dellagostin, que se despediu da presidência do Confap nesta edição do Fórum em Macapá.
Márcio de Araújo Pereira tem uma trajetória consolidada na gestão da Ciência, Tecnologia e Inovação. Graduado em Administração de Empresas (UFMS), é mestre em Agronegócios (UFMS/UnB/UFG) e doutor em Desenvolvimento Rural (UFRGS), com período sanduíche na Universidade de Wageningen, na Holanda. Participou do Programa Global Innovation Policy Accelerator da Agência Britânica de Inovação/Fundação Nesta.
Professor associado da UEMS, foi Pró-Reitor de Administração e Planejamento (2015-2016) e, desde 2017, atua como diretor-presidente da Fundect. Também é membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) e do Conselho Deliberativo do Sebrae-MS. Sua eleição para a presidência do Confap reforça a relevância da Fundect no cenário nacional e a importância da ciência como estratégia de desenvolvimento.
67ª Edição do Fórum Nacional do Confap
O fórum ocorre em um momento estratégico, com o Brasil se preparando para sediar a COP 30 em 2025, e deve integrar pautas de sustentabilidade, ciência e inovação.
O evento reúne as principais lideranças da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) do país, incluindo os presidentes e representantes das 27 fundações estaduais de amparo à pesquisa (FAPs), para fortalecer a colaboração entre as instituições e debater desafios e soluções para a pesquisa no Brasil.
Leia Também

Equipe realiza limpeza e roçada nos canteiros centrais e nas três rotatórias da rodovia MS-345

Governo de MS anuncia reformas em postos fiscais para fortalecer infraestrutura e fiscalização

Josmail solicita Relatório Técnico de Engenharia após alagamentos no Portal do Rio Formoso

CCJR aprova projeto que reconhece símbolo de identificação de pessoas com fibromialgia

Prefeito visita confere situação de estradas vicinais em Bonito

Equipe realiza limpeza e retirada de galhos e entulhos na Vila Donária

Bonito se prepara para implantar Unidade Sentinela de Síndrome Gripal

Prefeitura de Bonito decreta ponto facultativo na Quinta-Feira Santa

Câmara Municipal de Bonito realizou Palestra sobre Autismo
