Um vídeo publicado na tarde desta terça-feira (14) na página 'Campanha Guarani' no Facebook, mostra imagens que seriam do conflito entre fazendeiros e índios na Fazenda Yvu em Caarapó, distante 273 quilômetros de Campo Grande.
Nas o vídeo é possível ouvir inúmeros disparos de arma de fogo enquanto as imagens registram grande movimentação de pelo menos 16 veículos e pessoas de dois grupos, separadas por uma cerca.
Na área onde os disparos são feitos, uma cortina de fumaça também pode ser visualizada.
“Fazendeiros com arma de fogo e foguete atacando indígenas e depois falam que não atacam. Estão atacando moto, quebrando, chamando pistoleiro. Tem jagunços e ainda falam que estão inseguros, depois falam tudo ao contrário sobre os povos indígenas”, diz a pessoa que registra o confronto
Cerca de 600 indígenas da etnia Guarani-Kaiowá estão, desde o último domingo (12), ocupando a fazenda. A área reivindicada faz parte, segundo a comunidade, do território Tey’i Juçu e fica ao lado da aldeia Tey Kue.
Em entrevista ao Jornal Midiamax, aLorivaldo Nantes, 55, membro da comunidade, afirmou que a área foi desapropriada pelo antigo SPI (Serviço de Proteção ao Índio), durante a década de 1920. “É confinamento, foi feito pelo SPI. A gente já perdeu nossos bisavós, avós, já se arrasta por muito tempo”. Ele diz que 55 mil hectares foram perdidos e estão sendo reivindicados.
Leia Também

Após chuvas, BR-267 continua interditada entre trevo de Alto Caraco e Bonito

Motorista de aplicativo é ameaçado ao tentar buscar passageira em MS

Dupla acusada de matar 'Diabolin' é indiciada e mantida presa em MS

Amigos se despedem de trabalhador morto por choque elétrico em MS

Homem é flagrado tentando furtar base da Guarda Municipal em cidade de MS

Nova frota de viaturas blindadas reforça segurança da Polícia Penal de Mato Grosso do Sul

Caminhoneiro morre ao perder controle do veículo e bater em guard rail em MS

Baleado com 6 tiros questionou executor durante disparos em MS

Equipe realiza limpeza no Loteamento Rio Bonito
