Na última segunda-feira (5), aconteceu a primeira reunião de trabalho com os moradores dos bairros BNH, Portal do Rio Formoso, Jardim Andrea, Rio Formoso e Parque das Águas.
O Comandante da PM em Bonito, Major Evandro Pereira Freire Ferraz, decidiu implementar um policiamento com mais proximidade com a comunidade bonitense, aplicando a filosofia de polícia comunitária ainda mais latente, e desta maneira fora criada o denominado Programa Polícia no seu Bairro.
Filosofia de Polícia
Antes de tudo vale compreender o que seria a filosofia de polícia comunitária, haja vista que é o pilar de toda estrutura do programa que está sendo exercida no município de Bonito.
Pois bem, este conceito filosófico nasce de uma base constitucional, ora, a polícia militar como as demais forças de segurança, são instituições legalistas, ou seja, exercem suas atividades em consonância com as leis vigentes.
Pensando nisto, vede o que diz o artigo 144 da Constituição Federal – “A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio (...)”, perceba que a segurança pública ela não é algo isolado, atribuído uma responsabilidade tão somente a uma personalidade jurídica e estatal, logo é um conjunto de personalidades que somadas possuem uma força essencial a fim de combater as problemáticas de ordem de segurança pública de vários locais geográficos, de uma sociedade organizada.
Neste ponto, se detém o conceito de polícia comunitária, onde a polícia militar e a comunidade se unem e trabalham juntos no intuito do bem comum, nutrindo uma proximidade de vital importância, e assegurar com isso a sensação de segurança local. Isso não quer dizer que o cidadão irar compor uma viatura policial ou algo parecido, mas, as trocas de informações, apontamentos e ideias contribuem para a atividade de policiamento ostensivo, de modo que podem traçar resoluções de trabalhos inerentes àquela comunidade, provendo a sua necessidade existente.
Neste aspecto de filosofia de trabalho não se limita tão somente ao trabalho de polícia propriamente dita, mas atende as necessidades pontuais e correlacionadas a segurança pública, como por exemplo uma iluminação pública irregular, sinalização de trânsito dentre outros da qual as autoridades competentes para esse fim, serão informadas, de modo que tais assuntos podem ser levantadas pelo cidadão ao policial, dentre outras coisas convenientes.
Com esse embasamento, nasce então o Programa Polícia no seu Bairro, e claro, está arraigado nela o conceito de polícia comunitária, com a missão de entrelaçar laços com as pessoas, configurando uma união poderosa que contribuirá para a segurança pública.
Ações
Por fim, a PM em Bonito está realizando reuniões com moradores e ouvindo suas demandas, e desta maneira a polícia conhecendo as problemáticas poderá elaborar ações de prevenção criminal.
Essas ações iniciais estão sendo interessantes e gerando proximidade e confiança, tudo em nome da segurança pública e de outras assistências pontuais.
O programa já conquistou alguns frutos, e o beneficiado é o cidadão bem como a polícia militar, e assim continuaremos nessa união produtiva e eficaz, pela ordem pública e da paz social. #PMMSNÃOPARA.
Para ocorrências, denúncias e informações, ligue 190 ou 3255-3361 e fale com a Polícia Militar de Bonito.