Menu
sábado, 7 de setembro de 2024
Busca
parque das cachoeiras
POLÍCIA FEDERAL

PF cumpre mandados em MS e seis Estados

A operação investiga o núcleo financeiro de facção criminosa em presídios

6 Ago 2019 - 08h45Por Anna Gomes/Bonito Informa

A Polícia Federal, com apoio do Ministério Público do Estado do Paraná, Gaeco/SP, (Departamento Penitenciário Federal, Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo e Polícia Militar do Estado de São Paulo) deflagrou na manhã desta terça-feira (6), a ‘Operação Cravada’, para desarticular núcleo financeiro de facção criminosa responsável pelo recolhimento, gerenciamento e emprego de valores para financiamento de crimes nos estados do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Acre, Roraima, Pernambuco e Minas Gerais.

De acordo com a assessoria de imprensa da PF, cerca de 180 policiais federais cumprem 55 mandados de busca e apreensão, 30 mandados de prisão, expedidos pela Vara Criminal de Piraquara (PR), nos municípios de Curitiba, São José dos Pinhais, Paranaguá, Centenário do Sul, Arapongas, Londrina, Umuarama, Pérola, Tapejara, Cascavel, Guarapuava no estado do Paraná, Praia Grande, Itapeva, Osasco e Itaquaquecetuba, Hortolândia e São Paulo, no Estado de São Paulo, incluindo também no presídio de Valparaíso (SP), além de outras localidades nos estados do Mato Grosso do Sul, Acre, Roraima, Pernambuco e Minas Gerais.

Dos 30 mandados de prisão, oito serão cumpridos em presídios, três deles em São Paulo, um no Mato Grosso do Sul - local não foi informado - e quatro no Paraná.

Ainda segundo a assessoria de imprensa, a investigação teve início em fevereiro deste ano, com base em informações obtidas acerca da existência de uma espécie de núcleo financeiro da facção criminosa estabelecido na Penitenciária Estadual de Piraquara. A atuação da Polícia Federal dá-se em razão do caráter interestadual da facção, o que foi identificado no decorrer da investigação ligada à competência da Justiça Estadual de Piraquara no Paraná.

Verificou-se que o núcleo é responsável por recolher e gerenciar as contribuições para a facção criminosa em âmbito nacional.

Os pagamentos - também chamados de “rifas”-  eram repassados à Organização Criminosa por intermédio de diversas contas bancárias e de maneira intercalada, com uso de medidas para dificultar o rastreamento. A investigação indica a circulação de aproximadamente 1 milhão de reais/mês nas diversas contas utilizadas em benefício do crime.

Foram identificadas e bloqueadas mais de 400 contas bancárias suspeitas em todo o país. Os valores que transitavam entre as contas bloqueadas eram utilizados para pagar a aquisição de armas de fogo e de entorpecentes para a facção (financiado diretamente a criminalidade violenta), além de providenciar transporte e manutenção da estadia de integrantes e familiares de membros da Facção em locais próximos a presídios.

Os investigados devem responder, na medida de suas participações, pelos crimes de Tráfico de Entorpecentes, Associação para o Tráfico, Organização Criminosa, entre outros.

 

Leia Também

Baleado na cabeça tinha dívida por terreno com atirador em MS Caso de Polícia
Baleado na cabeça tinha dívida por terreno com atirador em MS
Bombeiro queimado em incêndio se recupera e não tem previsão de alta Medicado
Bombeiro queimado em incêndio se recupera e não tem previsão de alta
Homem morre atropelado na MS-156 e mulher é resgatada com sinais de esganadura Em MS
Homem morre atropelado na MS-156 e mulher é resgatada com sinais de esganadura
Homem invade casa da ex-mulher, agride com banco e tenta estuprá-la em MS Caso de Polícia
Homem invade casa da ex-mulher, agride com banco e tenta estuprá-la em MS
Mãe de motociclista morto em acidente doou córneas do filho Em MS
Mãe de motociclista morto em acidente doou córneas do filho
Bebê afogada pela mãe está se recuperando e avó pede doação de sangue Em MS
Bebê afogada pela mãe está se recuperando e avó pede doação de sangue
Ônibus da dupla sertaneja João Neto & Frederico se envolve em acidente em Minas Gerais Mundo da Fama
Ônibus da dupla sertaneja João Neto & Frederico se envolve em acidente em Minas Gerais
Filho é preso após agredir e ameaçar pai idoso em MS Caso de Polícia
Filho é preso após agredir e ameaçar pai idoso em MS
Portão cai em cabeça de criança de 2 anos em MS Susto
Portão cai em cabeça de criança de 2 anos em MS
Homem é baleado na cabeça em Mato Grosso do Sul Caso de Polícia
Homem é baleado na cabeça em Mato Grosso do Sul
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.