A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul constatou, nesta quinta-feira (11), a prisão de 13 pessoas de forma irregular durante o recesso forense, período de pausa no Judiciário, compreendido entre os dias 20 de dezembro de 2023 a 7 de janeiro de 2024.
Conforme o Campo Grande News, o coordenador do Núcleo do Sistema Penitenciário, defensor público Cahuê Duarte e Urdiales, afirma que a instituição analisou 490 casos que tramitaram neste espaço. 477 apresentaram razões que justifiquem o encarceramento dos autores.
“O projeto foi classificado pela instituição como atividade essencial durante o recesso. Por meio dele, um assistido com mandado de prisão já cumprido foi colocado em liberdade, cinco pessoas foram colocadas em regime semiaberto e três pessoas foram colocadas em regime aberto com monitoração eletrônica”, detalhou Duarte, em nota enviada à imprensa.
A ação fez parte do projeto Porta de Entrada, que consiste em realizar um relatório de cada pessoa que chega ao sistema prisional, visando verificar se a prisão é, ou não, legítima para que sejam feitos os devidos encaminhamentos.
Além de identificar prisões irregulares, na área penitenciária, a Defensoria ainda protocolou 47 indultos, 25 justificativas, 5 restabelecimentos de regime, 3 habeas corpus, 3 prescrições, 2 pedidos de progressão de regime e 1 caso de soltura.
Saiba Mais

Quatro são presos por tráfico de drogas e receptação em Bonito

Após fugirem de abordagem da PM, dois são presos com mais de 23 Kg de maconha em Jardim

Dois procurados pela justiça foram presos na manhã de hoje.
Leia Também

Motorista de aplicativo é ameaçado ao tentar buscar passageira em MS

Dupla acusada de matar 'Diabolin' é indiciada e mantida presa em MS

Amigos se despedem de trabalhador morto por choque elétrico em MS

Homem é flagrado tentando furtar base da Guarda Municipal em cidade de MS

Nova frota de viaturas blindadas reforça segurança da Polícia Penal de Mato Grosso do Sul

Caminhoneiro morre ao perder controle do veículo e bater em guard rail em MS

Baleado com 6 tiros questionou executor durante disparos em MS

Equipe realiza limpeza no Loteamento Rio Bonito

Guardas municipais participam de curso de operador de Taser ministrado pela PM
