Na última Sexta-feira (31), foi encerrada a Campanha preventiva denominada Maio Laranja e a Polícia Militar através da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar apresenta um balanço geral sobre as várias atividades desenvolvidas em sua área de atuação pertinentes a prevenção e o combate aos crimes sexuais contra crianças e adolescentes.
O Maio laranja é um movimento preventivo que busca unir as instituições públicas e privadas e a sociedade em geral com a finalidade de chamar a atenção sobre o combate à exploração e ao abuso sexual infantil.
Este mês representa apenas, um momento de reflexão, porém, a todo tempo, todos deverão estar em alerta contra o abuso infantil.
Em Bonito, a equipe do Projeto Mulher Segura chefiada pela Capitã Bruna Carla desenvolveu atividades preventivas através de panfletagens, entrevistas em rádios e palestras em escolas com o objetivo de conscientizar o público sobre formas de como lidar com situações de abusos e formas de prevenir ocorrências de assédio e explorações sexuais.
O tema central da palestra foi “Para Você Ajudar, Tem que Acreditar” e esta frase ficará marcada, pois representa muito a forma com que nós deveremos nos comportar frente a casos de violência sexual contra menores.
Ações preventivas realizadas pela Polícia Militar:
• Blitz preventiva com panfletagens realizada em conjunto com o CREAS na Avenida Cel. Pillad Rebuá onde foram abordadas, aproximadamente, 100 condutores e pedestres;
• Palestra educativa aos alunos do Instituto Mirim Ambiental atendendo, aproximadamente, 40 crianças e adolescentes;
• Palestra educativa aos alunos da Escola Particular Renovo sendo atendidos por volta de 30 crianças;
• Palestra educativa aos alunos da Escola Municipal Francisco Anísio Correa no Distrito Águas do Miranda em conjunto com o CREAS;
• Entrevistas nas emissoras de rádio de Bonito atingindo boa parte da população bonitense; e
• Palestra para adultos e profissionais realizado na Câmara Municipal alcançando um total de 50 pessoas.