Menu
quinta, 28 de novembro de 2024
Busca
parque das cachoeiras
BONITO - INCÊNDIO FLORESTAL

BONITO: Bombeiros atuam no controle de incêndio florestal; VEJA FOTOS

20 Set 2023 - 17h43Por Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS

Em alerta por conta do período de seca, aliado as altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar, em Mato Grosso do Sul, o Corpo de Bombeiros atua no controle e extinção de incêndio florestal em Bonito, um dos principais destinos turísticos do Estado.

“Fomos acionados na segunda-feira (18), por volta das 15h, para verificar esse incêndio, na região conhecida como “Banhado”, de difícil acesso até para combate e verificação do local. O incêndio começou a se alastrar e nós fizemos contato e solicitamos apoio via CPA (Centro de Proteção Ambiental)”, afirmou o capitão Diego Baumgardt, comandante da ação.

Três equipes trabalham no controle das chamas nesta quarta-feira (20), e outras duas – que atuavam na Operação Pantanal, em Corumbá – estão em deslocamento para auxiliar na área. Atualmente são 35 bombeiros militares na operação, e com a chegada dos reforços, o efetivo passará a ser de 43 pessoas.

“Com as condições atmosféricas atuais, há muita fumaça, fuligem, e a área é de difícil acesso para o combate. O “Banhado” é uma espécie de brejo, e à medida que as equipes progridem para controlar o fogo, atolam. As viaturas não conseguem entrar. O trabalho realizado é do profissional indo até o local para combater o incêndio”, explicou a chefe do CPA, tenente-coronel Tatiane Inoue.

Os Bombeiros atuam com apoio da tecnologia, o que contribui para maior efetividade das ações. “Foi disponibilizada uma guarnição de Aquidauana, que chegou ontem (19), com drone e nos auxiliou no monitoramento e georeferenciamento. E hoje chegou equipe do SCI (Sistema de Comando de Incidentes) para contribuir, auxiliar nessa organização de combate a incêndio”, disse o capitão Baumgardt.

Desde o dia 17 de julho, o Corpo de Bombeiros Militar de MS está em alerta para atuar em caso de incêndios florestais no Pantanal, e também no Cerrado e Mata Atlântica, biomas presentes no Estado.

Com o alerta, publicado pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), foram suspensas as autorizações ambientais de “queima controlada”, até 31 de dezembro deste ano. Na prática, o período é de cautela e monitoramento constante. O que possibilita a pronta atuação das equipes a postos em diferentes regiões do Estado, nas ocorrências como os três atendimentos atuais de combate a incêndios.

Pantanal

No dia 6 de setembro, os Bombeiros que atuavam no Pantanal, controlaram um incêndio florestal de grande proporção, que atingiu área de aproximadamente 10 mil hectares na região conhecida como Nabileque.

A atuação das equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, com auxílio da tecnologia, contribui na prevenção e controle dos incêndios florestais em todo o território estadual.

No Pantanal, uma das áreas mais remotas e de difícil acesso terrestre, aéreo e mesmo fluvial, o trabalho dos bombeiros garantiu a extinção de outro grande incêndio na região do Salobra, também na primeira semana de setembro.

Tecnologia

O monitoramento constante contribui para a preservação do Pantanal, além do Cerrado e Mata Atlântica - biomas presentes em Mato Grosso do Sul - com atuação rápida e eficiente do Corpo de Bombeiros em todo o Estado.

Os drones, além do monitoramento via satélite com uso de plataformas da Nasa – agência do governo dos Estados Unidos –, Polícia Federal, Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), além de tecnologia de navegação, dados e inteligência artificial, o trabalho é realizado de forma específica, garantindo a segurança das equipes e da população, além de mitigar os dados causados pelos incêndios florestais.

Equipe vistoria área que foi tomada pelo fogo,

deixando rastro de destruição, mas o trabalho do Corpo

de Bombeiros garantiu a extinção das chamas (Fotos: Álvaro Rezende)

Leia Também

Idoso morre após ser atingido por madeira enquanto esticava cerca em fazenda de MS Triste
Idoso morre após ser atingido por madeira enquanto esticava cerca em fazenda de MS
Homem que matou mulher com tiro na cabeça é preso em MS Prisão
Homem que matou mulher com tiro na cabeça é preso em MS
Polícia Militar realiza palestra sobre prevenção contra o uso de drogas em Bonito  Segurança
Polícia Militar realiza palestra sobre prevenção contra o uso de drogas em Bonito 
Homem é ameaçado de morte por funcionário de pousada de Bonito Caso de Polícia
Homem é ameaçado de morte por funcionário de pousada de Bonito
Homem é preso com mandado de prisão em Bonito Caso de Polícia
Homem é preso com mandado de prisão em Bonito
Morte de adolescente em desabamento comove moradores de MS Triste
Morte de adolescente em desabamento comove moradores de MS
Mais de 30 pessoas submetidas a trabalho escravo são resgatados em cidade de MS Caso de Polícia
Mais de 30 pessoas submetidas a trabalho escravo são resgatados em cidade de MS
Motorista morre em batida entre carretas na BR-163 Em MS
Motorista morre em batida entre carretas na BR-163
Esposa de assassinado no Taquarussu ouviu gritos do marido e tentou salvar rapaz Em MS
Esposa de assassinado no Taquarussu ouviu gritos do marido e tentou salvar rapaz
Trabalhador rural morre afogado em rio de Mato Grosso do Sul Triste
Trabalhador rural morre afogado em rio de Mato Grosso do Sul
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.