Menu
terça, 11 de março de 2025
Busca
Planejado

Sábado registra tremor de magnitude 6,8 no leste do Japão

12 Mar 2011 - 10h25Por Agências de Notícias

 

As primeiras horas do sábado registraram mais uma de dezenas de réplicas do tremor de magnitude 8,9 que destruiu a região leste do Japão. Um terremoto com magnitude 6,8 atingiu a mesma parte do país, informou o Instituto Geofísico dos Estados Unidos (USGS).

O epicentro deste novo tremor secundário foi situado a uma profundidade de 24 km, a 174 km a sudeste da cidade de Sendai, na prefeitura de Miyagi, devastada pelo tsunami provocado pelo terremoto de sexta-feira.

 

Todos os recursos disponíveis das Forças de Autodefesa (Exército) do Japão se mobilizaram para auxiliar nos trabalhos de resgate, especialmente nas províncias de Miyagi, Iwate e Fukushima, as mais afetadas pela tragédia.

As equipes de resgate ainda não conseguiram chegar às zonas mais afetadas, já que o alerta de tsunami ainda está em vigor, e, por isso, se desconhece o alcance exato dos danos.

Balanços iniciais dos danos indicam ainda que mais de 5 milhões de casas estão sem energia elétrica e ao menos 1.800 foram destruídas somente na região de Fukushima.

Autoridades das regiões mais atingidas estimam que 90% das casas na costa japonesa foram totalmente destruídas.

Quatro trens na área costeira entre as regiões de Miyagi e Iwate permaneciam desaparecidos, informaram as ferrovias japonesas. Não se sabe quantos passageiros estavam nos vagões.

PREMIÊ E RISCOS NUCLEARES

Além das mortes e estragos, o tremor de magnitude 8,9 seguido de tsunami causou ainda um vazamento de material radioativo na usina de Fukushima Daiichi Nº1 levando o primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, a deixar Tóquio para sobrevoar as regiões atingidas e conferir a situação emergencial nas instalações nucleares da região.

De acordo com a agência Kyodo News, Kan deixou a capital japonesa num helicóptero para conferir de perto a catástrofe causada pelo pior terremoto da história do país. "Eu quero entender a situação", disse pouco após declarar estado de emergência pelo vazamento de material radioativo e ordenar a retirada de ao menos 45 mil moradores num raio de 10 km em torno de Fukushima Daiichi Nº 1.

Kan declarou ainda estado de emergência em outra usina, Fukushima Nº 2, e ordenou a retirada de moradores num raio de 3 km em torno da instalação que fica a 12 km da primeira.

No total, cinco reatores nas duas usinas já foram desligados e permanecem em situação emergencial.

As duas usinas ficam a cerca de 250 km ao norte de Tóquio.

O governo japonês confirmou o vazamento na usina nuclear Fukushima Daiichi Nº 1, e indicou que a concentração de material radioativo escapando das instalações já está oito vezes maior do que o normal. Na sala de controle, o nível de radioatividade foi de mil vezes maior do que o normal.

Um porta-voz da Tokyo Electric Power Co (TEPCO) disse que a empresa segue as ordens do governo e continua liberando vapor radioativo como medida de emergência.

"De acordo com as instruções governamentais, liberamos parte do vapor que contém substâncias radioatiovas. Acompanhamos a situação. Até o momento não há problemas", disse.

Leia Também

Prefeito e vice participam do encontro com os guardas-vidas em Bonito Segurança
Prefeito e vice participam do encontro com os guardas-vidas em Bonito
Atleta sul-mato-grossense disputará Maratona das Areias e representará o Brasil no Saara Destaque
Atleta sul-mato-grossense disputará Maratona das Areias e representará o Brasil no Saara
Bioparque Pantanal abre inscrições para a terceira edição da Jornada de Pesquisa e Tecnologias Destaque
Bioparque Pantanal abre inscrições para a terceira edição da Jornada de Pesquisa e Tecnologias
Circuito Movimente-se Mulher será realizado durante o mês de março em Bonito Esporte
Circuito Movimente-se Mulher será realizado durante o mês de março em Bonito
Justiça mantém presa manicure que matou marido a facadas em MS Caso de Polícia
Justiça mantém presa manicure que matou marido a facadas em MS
Operário e Águia Negra avançam e completam fase semifinal do Campeonato Sul-Mato-Grossense Esporte
Operário e Águia Negra avançam e completam fase semifinal do Campeonato Sul-Mato-Grossense
Equipe realizada roçada no Jardim Andréia Limpeza Total
Equipe realizada roçada no Jardim Andréia
 Ação contra a Evasão Escolar é realizada na escola Durvalina Dorneles Teixeira Em Bonito
Ação contra a Evasão Escolar é realizada na escola Durvalina Dorneles Teixeira
Polícia divulga foto e tenta localizar homem que tentou matar mulher atropelada em Bonito Atenção população
Polícia divulga foto e tenta localizar homem que tentou matar mulher atropelada em Bonito
Jovem tem corpo arremessado do veículo durante capotamento e morre em MS Acidente
Jovem tem corpo arremessado do veículo durante capotamento e morre em MS
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.