Reunião realizada na sexta-feira em Dourados definiu as regras de segurança da 25ª Maratona do Fogo, que acontece no dia 3 de julho, com saída na praça central de Fátima do Sul e chegada em frente ao 2º Grupamento do Corpo de Bombeiros, em Dourados. O período de inscrições deve ser definido nesta semana.
Participaram da reunião, realizada no auditório do Corpo de Bombeiros, o comandante da corporação tenente-coronel Jonys Cabreira, o diretor-presidente da Funced (Fundação Cultural e de Esportes de Dourados) Antonio Coca, o diretor de Esporte Cyrano Lopes, o inspetor da PRF (Polícia Rodoviária Federal) Pedro Libório e representantes da Polícia Militar Rodoviária, da Guarda Municipal, Guarda Mirim de Dourados, do Moto Clube Feras do Asfalto, Jipe Clube de Dourados, Grupo de Escoteiros Laranja Doce, Clube Desbravadores Bandeirantes, Fafs de Fátima do Sul, Unigran, Prefeitura de Fátima do Sul e Prefeitura de Dourados.
A reunião foi coordenada pela professora Isabel Cristina, da Fundesporte, e pelo coronel bombeiro Sidinei Barbosa, idealizador da prova e que trabalham na organização da Maratona do Fogo deste ano. Foi definida a missão de cada um dos segmentos envolvidos no evento.
A prova será realizada pela FAMS (Federação de Atletismo de MS) em parceria com o governo do Estado por meio da Fundesporte, que vai liberar recursos do FIE (Fundo de Investimento Esportivo) para a premiação em dinheiro e em troféus.
BOAS VINDAS
O coronel Sidinei Barbosa recordou o tempo em que comandava o Corpo de Bombeiros em Dourados e projetou, na década de 80, juntamente com o então diretor de Esporte da Funced Rubens Issao Minagutti, a Maratona do Fogo.
“Na época vieram atletas de tudo que é lado do país. Inclusive trouxemos o já falecido João do Pulo em uma delas e numa outra o João da Matta, que havia vencido a São Silvestre. Naquela época lutamos para transformar essa prova em uma das melhores do Estado e hoje estamos aqui buscando novamente colocá-la ela em prática”, disse o coronel.
Em nome do prefeito Murilo Zauith, Antonio Coca deu boas vindas aos coordenadores de esportes da Fundesporte e aos parceiros que estarão juntos com a Funced na organização da prova. “Só temos que agradecer essa parceria com a Fundesporte, com os órgãos de segurança e com as entidades que estarão trabalhando conosco no dia da maratona. Parcerias assim vão nos ajudar a resgatar o pedestrianismo e principalmente colocar o nome de Dourados de forma positiva no cenário nacional, afirmou Antonio Coca.