Mato Grosso do Sul atingiu, segundo levantamento divulgado esta semana, 3.743 casos de dengue até o dia 19 de fevereiro. Conforme os dados, desse total de registros, 1.772 são em Campo Grande, o equivalente a 47% do total.
Os dados se referem ao período entre a primeira e a sétima semana de 2011. Quando comparados ao mesmo período do ano passado, os números indicam uma situação menos grave.
A notificação de casos caiu 76% no Estado e 87% em Campo Grande. No ano passado, na sétima semana do ano, haviam sido notificados 16 mil casos de dengue em todo o Mato Grosso do Sul e 14.172 só em Campo Grande.
Óbitos - Conforme o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde com o acompanhamento da evolução da doença no Estado este ano, há uma morte por dengue em investigação, ocorrida no Município de Aquidauana. Já houve uma morte pela doença investigada e descartada, em Bandeirantes.
No ano passado, nesta época, estavam sendo investigadas 4 mortes, todas em Campo Grande.
Este ano, embora a Capital concentre o maior número de casos, o município de Bandeirantes é o que tem a maior incidência da dengue, comparando ao número de habitantes. Já são 139 registros de casos de dengue este ano, para uma população de 6 mil pessoas.
Em 2011, até o dia 20 de fevereiro, Bandeirantes tinha apenas 4 casos da doença.
Apesar dos números menores, Mato Grosso do Sul, Campo Grande e mais 7 cidades figuram na lista das localidades que preocupam o Ministério da Saúde quanto á ocorrência de uma epidemia de dengue este ano.
No ano passado inteiro, o Estado fechou com mais de 80 mil casos e 40 mortes relacionadas à doença.