Luiz Inácio Lula da Silva foi o único ex-presidente brasileiro que recusou convite para ir ao almoço oferecido hoje por Dilma Rousseff, no Itamaraty, ao colega norte-americano Barack Obama, que inicia nesta manhã, por Brasília, sua visita ao país.
Todos os ex-presidentes após 1985 foram chamados -José Sarney, Fernando Collor e Fernando Henrique Cardoso irão ao almoço. Até ontem, Itamar Franco não havia respondido ao convite, mas era esperado no evento.
A Folha apurou que Lula informou ao Planalto que não iria. Ele tem dito a interlocutores estar no período de "quarentena", e, segundo uma pessoa próxima de Lula, faz um esforço para não roubar os holofotes de Dilma.
Alegando "preocupações sobre a realização do evento ao ar livre", o governo dos EUA cancelou o discurso público que Obama faria amanhã, na Cinelândia, no Rio.
O presidente, que vem com a família, agora fará seu grande "discurso ao povo brasileiro" para 2.000 pessoas no Teatro Municipal. Pelo formato anterior, falaria a pelo menos 35 mil pessoas.
Entre as preocupações está a questão da segurança.