Antes de fechar o negócio e contratar o volante Gilberto Silva, alguns dirigentes do Grêmio tiveram o cuidado de consultar Dunga sobre o comportamento do jogador. O ex-treinador da Seleção trabalhou com o atleta na Copa do Mundo da África do Sul, no ano passado:
- É normal as pessoas perguntarem dos jogadores o relacionamento dentro do grupo, a personalidade, como se comporta. É o tipo de jogador que você não vai perguntar se joga ou deixa de jogar - contou.
E Dunga não economizou nos elogios ao jogador. Além da liderança, afirmou que Gilberto Silva pode servir de exemplo para os atletas mais jovens do grupo gremista:
- É um jogador altamente profissional, de grupo. Exerce uma liderança estilo mineiro, bem tranquila. É um jogador que pode contar para orientar os mais jovens, de postura. Ele pensa sempre na parte coletiva. É uma grande personalidade.
Sobre a idade avançada, Dunga garantiu que não é problema. E que quanto mais jogos o volante disputar, melhor será o rendimento dele dentro de campo:
- Quando mais jogos ele tiver, mais sequência, melhor será o rendimento. E chegou e fez uma grande Copa do Mundo. Teve um rendimento sempre constante.