A Funced (Fundação Cultural e de Esportes de Dourados) já começou a definir com a Fundesporte (Fundação do Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) os detalhes para a realização da 25ª Maratona de Fogo.
O diretor de Esportes da Funced, Cyrano Lopes, esteve na capital para conversar com representantes da fundação sobre a maratona e discutiu também sobre os Jojums (Jogos da Juventude de Mato Grosso do Sul) e Jems (Jogos Estudantis de Mato Grosso do Sul). Dourados vai sediar as disputas de handebol das duas competições e deve receber atletas de pelo menos 40 municípios.
Cyrano Lopes manteve contato com a coordenadora da Maratona do Fogo, Isabel Cristina Barbosa do Carmo, e ficou acertado que a prova será realizada no dia 3 de julho, com saída às 7h da praça central de Fátima do Sul e chegada na frente do quartel do Corpo de Bombeiros em Dourados.
A prova, em percurso de 40 km e 195 metros, será realizada pela FAMS (Federação de Atletismo de MS) em parceria com o governo do Estado através da Fundesporte, que vai liberar recursos do FIE (Fundo de Investimento Esportivo). Corpo de Bombeiros, PRF (Polícia Rodoviária Federal), Polícia Militar Rodoviária, Guarda Municipal, Patrulha Mirim, Moto Clube, Prefeitura de Fátima do Sul e Prefeitura de Dourados apoiam o evento.
“Mantivemos contato com a coordenadora do evento e acertamos todos os detalhes, inclusive as premiações por categoria. No dia 20 deste mês vamos fazer uma nova reunião, desta vez no Corpo de Bombeiros em Dourados, para definir a programação da prova, inclusive a data de abertura das inscrições”, disse Cyrano Lopes. No ano passado, 254 atletas de diversos estados do país participaram da Maratona do Fogo.
HANDEBOL
O diretor de Esportes de Dourados também conversou com Paulo Mansano, diretor técnico do Jojums, e com Ubiratan Leite de Arruda, o Bira, diretor técnico dos Jems. Ficou acertado que Dourados sediará a modalidade handebol de 19 a 24 de julho.
No Jojums, a cidade deve receber pelo menos mil atletas de 12 a 14 anos. Já para os Jems, são esperados 1.200 atletas de 15 a 17 anos, além de comissões técnicas e diretores das delegações.
Segundo Cyrano Lopes, os três eventos esportivos programados para o mês de julho vão movimentar a cidade e ajudar a incrementar a economia local. “A determinação do prefeito Murilo Zauith é para resgatar o esporte tanto individual quanto coletivo em nossa cidade e estamos trabalhando nesse sentido”, afirmou.