Neste domingo, Flamengo e Boavista decidem a Taça Guanabara, às 16h, no Engenhão, em uma partida que representa muito mais para o Rubro-Negro do que “apenas” a possibilidade de vencer o primeiro turno do Campeonato Carioca pela 19ª vez na história.
Após um 2010 traumático em diversas vertentes do clube, a possibilidade de iniciar o ano com uma conquista no futebol profissional é vista com otimismo por todos no Flamengo.
De fato, 2011 já começou diferente. O Rubro-Negro venceu a Copa São Paulo de Juniores, contratou o astro Ronaldinho Gaúcho e viu a CBF reconhecer o título brasileiro de 1987. Além disso, o time não sabe o que é perder até o momento.
“Todo o comportamento do Flamengo mudou. Fizemos mudanças de estrutura do clube e na equipe após avaliações. Está dando resultado. Porém, tenho a noção de que hoje está tudo bem, mas se perdermos a final tudo já vai se transformar em ruim. O futebol é assim”, comentou o técnico Vanderlei Luxemburgo.
“A ansiedade é grande e estamos trabalhando muito aqui no Flamengo. Vejo um time leve, querendo, um grupo merecedor de conquistar esse título, que sem dúvida será muito importante”, disse a presidente Patricia Amorim.
Para tornar o desejo realidade, Vanderlei Luxemburgo testou diversas formações durante a semana e não revelou a escalação. Mesmo assim, Ronaldinho Gaúcho deve jogar como centroavante, posição na qual treinou.
A dúvida de Luxemburgo está na lateral esquerda. O treinador está entre Egídio e Renato Abreu. Se o primeiro for o escolhido, o segundo atuará na sua posição de origem. Caso contrário, entrará na lateral com Bottinelli e Thiago Neves no setor de meio-campo auxiliando Ronaldinho Gaúcho. Nesta formação, Guilherme Negueba também ganha uma vaga na equipe titular.
O goleiro Felipe sofreu uma pancada na mão esquerda durante a semana e não participou de nenhum treinamento coletivo. O camisa 1, entretanto, foi a campo no sábado e garantiu sua escalação.
“A torcida confia no time e será o nosso 12º segundo jogador mais uma vez. Mais um centroavante para nos ajudar a colocar a bola para dentro”, completou Vanderlei Luxemburgo.
Boavista confia nos jogadores experientes
Pronto para a decisão, o time de Saquarema deposita sua confiança nos jogadores experientes do elenco. O atacante Frontini e o meia Leandro Chaves já disputaram finais com a camisa de outros clubes, mas afirmaram que a decisão da Taça Guanabara é o momento mais especial de suas carreiras.
Vinculado ao Flamengo, o meia Erick Flores não poderá jogar por razão contratual. Lesionado, o volante Douglas também está fora, enquanto o lateral Joílson, recuperando-se de lesão na coxa, ainda é dúvida.
“Entramos em campo preparados para enfrentar qualquer adversário. O Flamengo é um grande time, com uma torcida diferenciada, mas sabemos de nossa força. Tanto que estamos na final. Trabalhamos forte e temos condições de conquistar o título”, salientou Frontini.
FLAMENGO x BOAVISTA
Data: 27/02/2011 (domingo)
Horário: 16h (Horário de Brasília)
Transmissão na TV: Rede Globo (RJ, ES, SE, AL, PB, RN, PI, MA, DF, PA, AM, RO, AC e AP), Rede Bandeirantes (RJ, ES, DF, BA, PE, RN, PB, MA, PA, AM, RO, RR, AP e AC) e PFC (informações divulgadas pelas emissoras)
Local: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique
Auxiliares: Dibert Pedrosa Moises e Luiz Antônio Muniz de Oliveira
Flamengo
Felipe; Leonardo Moura, Welinton, David e Egídio (Renato Abreu); Maldonado, Willians, Renato Abreu, Darío Bottinelli (Guilherme Negueba) e Thiago Neves; Ronaldinho Gaúcho.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Boavista
Thiago; Bruno Costa (Joílson), Gustavo, Santiago e Paulo Rodrigues; Julio Cesar, Edu Pina, Leandro Chaves e Tony; André Luis e Frontini.
Técnico: Alfredo Sampaio