Ecoturismo surgiu século passado no movimento dos anos 80.
É turismo responsável ou ecológico. Ou seja, para minimizar o impacto dos turistas ou viajantes em lugares de férias.
Em 2002, a ONU dedicou o ano para o ecoturismo, dado o grande interesse internacional que esta modalidade tem despertado.
O que é ecoturismo?
Existem várias definições associados com eco e quem compreende. Além disso, a atividade não é certificada por um organismo internacional.
No entanto, em uma tentativa de unificar a definição, a Sociedade Internacional de Ecoturismo (TIES por sua sigla em Inglês) levantou a definição mais popular.
De acordo com TIES ecoturismo é uma área de turismo responsável ou áreas naturais. Esta responsabilidade estende-se à conservação do meio ambiente nos locais visitados, bem como melhorar o bem-estar das pessoas que vivem em tais lugares.
Assim, ecoturismo ou turismo ecológico é uma nova abordagem para tudo relacionado a viagens e turismo. Uma atividade que dá importância a questões como a valorização e preservação do meio ambiente, em relação à sustentabilidade, e atenção especial para a população local.
O ecoturismo é uma forma de turismo ético e tudo em torno do movimento, bem como empresas que prestam esses serviços, são um exemplo.
Princípios de Eco
TIES explica ainda que o verdadeiro ecoturismo é governado ou segue um total de sete princípios. Estes são ambos uma forma de entender o movimento e um guia para a prática.
• 1. Minimizar o impacto negativo do turismo nas comunidades e ambientes.
• 2. Incentivar o desenvolvimento de uma consciência de respeito à cultura e ao meio ambiente.
• 3. Proporcionar experiências positivas para os turistas e visitantes e a população local.
• 4. riqueza econômica ou fornecer benefícios financeiros diretos, visitou populações, que se destinam a preservar o meio ambiente.
• 5. Proporcionar benefícios financeiros que resultam para a melhoria e desenvolvimento da população visitados, e reforçar a sua participação nos processos de tomada de decisão.
• 6. Gerar consciência ou consciência para o clima social, ambiental e política dos lugares visitados.
• 7. Apoiar leis trabalhistas e direitos humanos universais.
Muitas vezes, por razões de carácter económico, os governos tendem a ter agrupadas como uma série de atividades de ecoturismo na natureza que não são ecoturismo.
Assim, é possível encontrar sob a definição de eco-turismo, sol e praia ou atividades de aventura coexistência na natureza, pesca ou camping.
Estas actividades e outras não são ecoturismo e sim são realmente turismo verde ou turismo de natureza.
São precisamente os sete princípios destinados a definir ecoturismo que servem para entender o que as atividades que não são ecoturismo.
Muitas atividades que não são considerados ecoturismo incluem um ou mais princípios do mesmo. Esta é realmente a prática mais comum: um turismo verde tipo de atividade com alguns elementos do ecoturismo. Deve ser visto neste tipo de atividade seu lado positivo. Graças a eles, você pode construir uma forma de ponte para servir como uma transição do turismo tradicional para o ecoturismo ou turismo sustentável.
Esta é uma maneira diferente de fazer turismo, e se o que você gosta são as experiências surpreendentes e ter um feriado diferente, recomendamos que você tente o conceito de fuga do normal e veja como o modelo de ecoturismo de Bonito no Mato Grosso do Sul é eficaz!
Conheça os melhores passeios em Bonito MS.
Confira o tarifário e descritivo COMPLETO dos passeios para 2020.
Monte seu pacote de viagens para Bonito garantindo a certeza de um passeio tranquilo neste paraíso. Conte conosco em Bonito (MS) e vamos superar suas expectativas mais otimistas sobre sua viagem!
Contato:
Tel: (67) 3255-4101 – Contato MS
Tel: (11) 3042-9125 – Contato SP
WhatsApp: (67) 99171-3517
E-mail: contato@bonitoecotour.com