O ministro Guido Mantega (Fazenda) disse nesta segunda-feira que o custo de produção dos tablets no Brasil irá ter uma redução de 31% com a entrada deles na chamada "Lei do Bem".
Nesta segunda-feira, a medida provisória 534, publicada no "Diário Oficial da União", equipara os tablets aos computadores para fins de tributação. A MP era uma exigência de grandes multinacionais, como a taiwanesa Foxconn, para começar a produzir tablets no Brasil.
"Os tablets também se beneficiarão dos mesmos benefícios fiscais da Lei do Bem, que beneficia os computadores e laptops. Isso significa uma redução de custo tributário importante para os tablets, cerca de 31% a menos em relação ao que seria", afirmou o ministro.
Segundo Mantega, a isenção fiscal dos tablets irá colocar o Brasil em igualdade com outros países, além de tornar o país atraente para a fabricação desses componentes.
"Com isso [os benefícios fiscais], o custo dos tablets no brasil fica igual ao custo do tablet feito lá fora. De modo que torna o Brasil atraente para fabricação", disse.
"Também, como nós temos um grande mercado, é conveniente que as empresas se instalem aqui. Então dessa maneira nós vamos incentivar a vinda das empresas", concluiu.