Campo Grande sedia na próxima semana o 29º Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, o maior evento nacional na área de redes e um dos mais importantes da ciência da computação.
O simpósio é organizado pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). A programação é diversificada e inclui palestras, painéis, minicursos, workshops, apresentação de artigos, entre outros. O SBRC acontece de 30 de maio a 3 de junho no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, na região do Parque dos Poderes.
Promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação e pelo Laboratório Nacional de Redes de Computadores, o evento vem pela primeira vez para a região Centro-Oeste. A abertura oficial do evento acontece às 19h30min da terça-feira, dia 31.
A programação começa no dia 30, logo pela manhã com a realização de minicursos e workshops. Palestras, tutoriais e apresentação de trabalhos também acontecem durante os cinco dias nos períodos da manhã, tarde e noite.
O SBRC trouxe para Campo Grande três palestrantes internacionais. Na segunda-feira (30), o professor de Ciência da Computação da Universidade de Waterloo, Raouf Boutaba, fala sobre “Pesquisa distribuída revisitada: resolvendo o conflito da eficiência e flexibilidade”. No dia 31, Biswanath Mukherjee, pesquisador da Universidade de Califórnia, fala sobre “Rede de Convergência na Internet do Futuro”. Já no dia 1º será a fez do professor Raj Jain, da Universidade de Washington. Ele aborda o tema “Arquiteturas para as futuras redes e a próxima geração de Internet”. As palestras acontecem sempre das 18h às 19h.
Os três professores também serão responsáveis pelos tutoriais. Raj Jain profere o tutorial “Análise de desempenho de sistemas de computadores: projeto de experimentos”, no dia 30, das 14h às 18h. “Peer-to-Peer Networking: estado da arte e desafios da pesquisa” é o título do tutorial proferido pelo professor Raouf Boutaba, no dia 31, das 8h30 às 12h30. No dia 1º, das 8h30 às 12h30, o professor Biswanath Mukherjee, profere tutorial sobre “Economia de energia em redes de telecom”.
Painéis – A programação também traz três painéis que contarão com a participação de pesquisadores brasileiros e estrangeiros. O primeiro acontece no dia 31 de maio, das 16h às 18h, e trata sobre “Redes para Experimentação e Internet do Futuro”. O segundo painel acontece no dia 1º, das 11h às 12h30, e trata da “Agenda Brasileira de PD&I para Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos”. O terceiro painel “Computação na Nuvem para Governo Eletrônico: Desafios e Perspectivas” acontece no dia 2, das 18h às 19h. Como mediadores participam Francisco Brasileiro (UFCG) e Antonio Tadeu Gomes (LNCC/MT) e como painelistas: Luis Claudio Pereira Tujal (SERPRO), Delfino Natal de Souza (SLTI/MPOG), Lisandro Granville (CTIC/RNP) e Wagner Meira Jr. (UFMG).
Minicursos – Serão realizados também cinco minicursos. No dia 30, das 8h30 às 12h30 o tema é “Pesquisa experimental para a Internet do futuro: uma abordagem utilizando virtualização e o framework OpenFlow”. “Explorando Redes Sociais Online: Da Coleta e Análise de Grandes Bases de Dados às Aplicações” é o tema do segundo minicurso ministrado no dia 31, das 14h às 18h. No dia 1º de junho, das 14h às 18h, acontece o minicurso “Web das coisas: conectando dispositivos físicos ao mundo digital”. Já no dia 2, das 8h30 às 12h30, o tema será “Gerência de identidade na Internet do futuro”. Também no dia 2, será realizado minicurso sobre “Alocação de recursos em nuvens: conceitos, ferramentas e desafios de pesquisa”, das 14h às 18h.
Workshops – Em conjunto com o SBRC acontecerão os seguintes workshops: 16º Workshop de Gerência e Operação de Redes e Serviços – WGRS, 12º Workshop da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) – WRNP, 12º Workshop de Testes e Tolerância a Falhas – WTF, 9º Workshop em Clouds, Grids e Aplicações – WCGA, 7º Workshop de Redes Dinâmicas e Sistemas Peer-to-Peer - WP2P, 2º Workshop de Pesquisa Experimental da Internet do Futuro – WPEIF, 1º Workshop on Autonomic Distributed Systems – WoSiDA e 1º Workshop de Redes de Acesso em Banda Larga – WRA.