Menu
sexta, 17 de janeiro de 2025
Busca
Pizzaria

Campanha alerta sobre riscos das doenças renais, que atingem 10 milhões no Brasil

10 Mar 2011 - 16h49Por Agência Brasil

A Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) lançou hoje (10) em São Paulo a campanha Proteja Seus Rins, Salve Seu Coração, para marcar o Dia Mundial do Rim. Com um exame simples de urina para detectar a possibilidade de doenças renais, o mutirão está sendo feito em 400 locais do país.

Em São Paulo, as pessoas que passaram pelo Parque da Aclimação na manhã desta quinta-feira puderam fazer o exame para detectar se precisam de tratamento ou não.

Segundo a SBN, estima-se que, no Brasil, mais de 10 milhões de pessoas tenham algum grau de disfunção renal, o que aumenta a chance de problemas cardiovasculares, que resultam na morte de 17 milhões de pessoas por ano. Fazem parte do grupo de risco de doenças renais hipertensos, diabéticos, idosos e pessoas com histórico de doença renal crônica na família. “Os problemas renais podem ainda progredir para insuficiência renal crônica, levando à necessidade de diálise ou transplante de rim”, alertou a coordenadora nacional da campanha, Giana Mastroianni Kirztain.

O exame é feito com uma pequena quantidade de urina em uma tira reagente. Se a pessoa estiver perdendo proteína ou sangue na urina, o problema será detectado. "Aí, comunicamos à pessoa, que deverá repetir esse exame mais detalhadamente com seu clínico geral ou em algum posto de atendimento. O clínico geral pode fazer o diagnóstico e o acompanhamento com o nefrologista”, explicou.

A coordenadora da campanha disse ainda que é preciso se submeter a exames anuais, porque as doenças renais são silenciosas e têm sintomas iniciais inespecíficos. “Pode ter inchaço, urina com sangue, espumosa, pressão alta. Nas fases mais avançadas, náuseas, palidez sem explicação e, nas crianças, infecções urinárias de repetição. Mas não podemos esperar pelos sinais e sintomas porque eles podem ser tardios. O ideal é fazer exames frequentemente para detectar a doença, que seria o exame normal de urina e a dosagem de creatinina no sangue”.

Os dados apontam que 95 mil brasileiros dependem da diálise para sobreviver, mas apenas 10% recebem tratamento adequado. Segundo a SBN, a diálise é um tratamento diferente da hemodiálise, que exige o deslocamento do paciente pelo menos três vezes por semana ao hospital, porque na diálise o paciente é treinado a fazer o procedimento em casa.

Giana ressaltou que não há prevenção para as doenças renais, mas há formas de amenizá-las ou retardar a evolução. “Medidas como dieta saudável, exercício físico regular, não beber, não fumar e dieta indicada de acordo com a doença renal diagnosticada contribuem para que a pessoa tenha maior controle sobre a doença”.

A doente renal Maria Avessente, de 52 anos, contou que, aos 20 anos, percebeu que estava inchada e com dores. Segundo ela, a doença era tratada de forma equivocada até ser encaminhada ao Hospital São Paulo onde, finalmente, recebeu o diagnóstico de que um dos rins não funcionava mais.

“Nessa fase, a doença ficou agressiva demais e meu cabelo começou a cair, fiz diálise e, com o tratamento, melhorei. Fiquei em tratamento durante 23 anos e, em 2002, fiz o transplante do rim doado por meu irmão. O rim está normal, minha atividade é ótima agora. A doença é muito silenciosa e é difícil diagnosticar. As pessoas se dão conta quando ficam ruins mesmo. Hoje faço um trabalho voluntário na Associação de Pacientes Transplantados orientando as pessoas, conversando, ajudando com medicamentos”.

Leia Também

Governo de MS divulga datas de feriados e pontos facultativos para 2025 Atenção população
Governo de MS divulga datas de feriados e pontos facultativos para 2025
Menino apanha por beber água no bico de garrafa em Mato Grosso do Sul Agressão
Menino apanha por beber água no bico de garrafa em Mato Grosso do Sul
Criança de 7 anos bete bicicleta em carro enquanto andava em MS Susto
Criança de 7 anos bete bicicleta em carro enquanto andava em MS
Polícia Militar recupera bicicleta furtada em Bodoquena Caso de Polícia
Polícia Militar recupera bicicleta furtada em Bodoquena
Criança é atropelada por carro e fica em estado grave e MS Acidente
Criança é atropelada por carro e fica em estado grave e MS
Pesquisa do Procon-MS: lista de materiais escolares tem itens com variação de até 546% Em Campo Grande
Pesquisa do Procon-MS: lista de materiais escolares tem itens com variação de até 546%
Período de rematrículas nas escolas municipais termina nesta sexta-feira Atenção população
Período de rematrículas nas escolas municipais termina nesta sexta-feira
PM recupera objeto furtado e prende homem por descumprimento de medida protetiva em Bodoquena Caso de Polícia
PM recupera objeto furtado e prende homem por descumprimento de medida protetiva em Bodoquena
Bonito recebe visita da equipe da Secretaria de Estado de Saúde Política
Bonito recebe visita da equipe da Secretaria de Estado de Saúde
Helicóptero cai e duas pessoas morrem; uma criança e o piloto são resgatados com vida Triste
Helicóptero cai e duas pessoas morrem; uma criança e o piloto são resgatados com vida
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.