Equipes gerenciais da agência da Caixa Econômica de Bonito e profissionais-parceiros de diversos setores da (arquitetos, investidores, corretores de imóveis, engenheiros entre outros), participaram de um bate papo com a equipe da agência para debaterem ideias, dúvidas, planos de ações para fortalecerem e falarem da evolução do setor de compra, venda e construção de imóveis em Bonito através do Programa ‘Habitação é na Caixa’ que tem como finalidade de mostrar as perspectivas e oportunidades no mercado imobiliário.
Segundo a Gerente Geral da Caixa em Bonito, esse bate papo pretende fomentar os setores que diretamente estão ligados a construção civil: “A ideia é incentivar os negócios da construção civil no município, então a Caixa lidera o sistema de concessões habitacionais no município e no país, como ator principal achamos por bem convidarmos os atores-sociais para focarmos em nosso orçamento. Hoje nós temos um orçamento para Bonito de 3,5 milhões de reais para investir na habitação, lembrando se houver necessidade e demanda, nós temos mais valores que podem ser disponibilizados pela nossa matriz. Então nós apresentamos aos nossos parceiros esse orçamento destas projeções econômicas do país e também alinhar nossas linhas de crédito. O que eu tenho disponível hoje como linha de crédito para Bonito é o SBPE – um recurso que o fundo vem de uma linha de poupança e que para o município é a linha mais promissora, e temos também a linha de FGTS, são geralmente essas linhas que suprem o déficit habitacional do município, então através dela que nós fazemos esse serviço social de moradia própria, ou seja, o sonho da casa própria” destacou Andrea Martins Manvailer.
As perspectivas da carteira de crédito da Caixa Econômica no Estado são positivas. Mato Grosso do Sul tem 7,2 em financiamentos ativos, 93.900 de contratos ativos, 375.600 de pessoas beneficiadas, totalizando cerca de 13,67% da população do Estado. O mercado de imóveis cresce e ajuda a aquecer setor da construção civil no município e no Estado.