BONITO - MS – Os número chega a ser alarmantes, os casos notificados da Dengue já somam 659 em Bonito. Os casos confirmados somam 458 e somente 286 descartados e 172 em andamento.
Os dados foram obtidos, são do último dia 15 de Abril de 2020 - Dados esses, é o que revela o informativo resumido que o Bonito Informa obteve através do SINAN- Sistema de Informação de Agravos de Notificação.
Durante essa pandemia de coronavírus, o trabalho dos Agentes de Endemias não para no município, eles continuam trabalhando mesmo com a situação de alarmante da Covid-19, mas, com as medidas de proteção que foram orientadas pela coordenação Estadual.
Na proporção de casos por 100 mil habitantes, a situação mais crítica está em São Gabriel do Oeste (1.441 notificações). O município é seguido por Anaurilândia (483), Jateí (209), Douradina (265) e Alcinópolis (226).
Na Capital do Estado de MS, Campo Grande, de janeiro até agora foram 8.282 notificações da doença. No mesmo período, Dourados registrou 1.139 notificações; Três Lagoas 3.244 e Corumbá 3.487.
O boletim também apontou que já foram registradas 19 mortes em razão da dengue no estado. Campo Grande teve o maior número de óbitos, sendo 4 pessoas, com idades de 09 anos; 30 anos; 52 anos e 74 anos.
EM TODO MS - Mato Grosso do Sul é o hoje o estado com a segunda maior incidência de dengue no Brasil. A posição preocupa as autoridades de saúde, pois a dengue é uma doença grave, que mata.
Por isso, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) alertou neste domingo (19) sobre os cuidados com a limpeza das casas e terrenos durante a quarentena da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.
DENGUE - Doença febril aguda, que pode apresentar um amplo espectro clínico: enquanto a maioria dos pacientes se recupera após evolução clínica leve e autolimitada, uma pequena parte progride para doença grave.
Fatores de risco individuais determinam a gravidade da doença e incluem idade, comorbidades(doenças pré-existentes) e infecções secundárias.
DEFINIÇÃO DE CASO DE DENGUE Caso suspeito- Pessoa que viva ou tenha viajado nos últimos 14 dias para área onde esteja ocorrendo transmissão de dengue ou tenha a presença de Ae. Aegypti, que apresenta febre, usualmente entre 2 e 7 dias, e apresente duas ou mais das seguintes manifestações: • Náusea, vômitos • Exantema (manchas avermelhadas no corpo) • Mialgias( Dor muscular), artralgia (Dor nas articulação) • Cefaleia (dor de cabeça), dor retroorbital (dor nos olhos) • Petéquias ou prova do laço positiva • Leucopenia (é quando o número de leucócitos, que são as células de defesa do sangue, está baixo- é verificado através do exame Hemograma).
Também pode ser considerado caso suspeito toda criança proveniente ou residente em área com transmissão de dengue, com quadro febril agudo, usualmente entre 2 a 7 dias, e sem foco de infecção aparente.