Em Bonito, rapadura, melado e garapa agora constam oficialmente do cardápio da merenda escolar nas escolas e centros de educação infantil do município. A inovadora inclusão, segundo a nutricionista Vânia Ribeiro, é pelo alto valor nutricional desses alimentos e em atendimento às normas exigidas pelo PNAE, Programa Nacional da Merenda Escolar.
De acordo com a nutricionista, que é responsável técnica pelo cumprimento das exigências do PNAE em Bonito, a supervisão da alimentação ingerida pelos alunos da rede municipal é realizada mensalmente. O acompanhamento é realizado em todas as 6 escolas da área urbana e 2 na área rural, além dos 4 Ceinfs.
Os cardápios oferecidos aos alunos obedecem às regras estabelecidas pelo programa, que são de suprir 15% das necessidades nutricionais dos alunos que pertencem ao ensino fundamental e 70% das necessidades nutricionais para os matriculados nos centros de educação infantil.
“É claro que, buscando qualidade, além disso, nós priorizamos alimentos sem conservantes, produtos que sejam da região e trabalhamos com aquisição programada, diminuindo o estoque de alimentos nas unidades, o que reduz o desperdício e ao mesmo tempo auxilia na conservação dos alimentos”, esclarece Vânia.
Desde 2010, dentre as normas apresentadas pelo PNAE, uma delas estabelece que 30% dos produtos utilizados na merenda escolar sejam oriundos da agricultura familiar. Em Bonito, desde o início deste ano a Prefeitura compra, através de pregão público, produtos orgânicos produzidos por pequenos produtores da região. São dezenas de rapaduras, melado, garapa, alface, cenoura, couve e mandioca cultivados em núcleos familiares do Assentamento Santa Lúcia.
“A inclusão da rapadura, do melado e da garapa, que a garotada gosta muito, é motivada pelo valor nutricional em primeiro lugar, pela contribuição que traz para a saúde dos nossos alunos, mas também porque é produzido de forma orgânica aqui mesmo, em Bonito pela comunidade lá do Assentamento Santa Lúcia”, lembra a nutricionista.
.