Pra começar falando de beleza, é sempre válido lembrar que o bonito e o encantador varia dos olhos de quem vê. O bonito para muitos pode ser a natureza, para alguns a riqueza histórica e para outros o fato de ficar à toa, já ganha o prêmio de coisa linda. Façamos jus das maravilhas que estão espalhadas por esse mundo afora e encaramos a realidade de que lugares bonitos é o que não falta por aí.
Sejam por suas paisagens incríveis, esconderijos quase intocáveis, relíquias do passado, ou até pela magia e elegância de grandes cidades, nós classificamos – sem uma ordem em particular – os 51 destinos mais maravilhosos do mundo. Não é por nada, mas esta lista tá com cara de incentivo para uma próxima viagem…
1 – Cataratas do Iguaçu, Paraná
Celebrando a diversidade da natureza, as Cataratas do Iguaçu são uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza graças a magnitude dos seus 275 saltos d’água. Sua casa – Parque Nacional do Iguaçu – abriga o maior remanescente de floresta Atlântica da região sul do Brasil, protegendo uma riquíssima biodiversidade, algumas ameaçadas de extinção, como a onça-pintada e o gavião-real.
2 – Wave, Arizona, Estados Unidos
Localizado na fronteira do estado de Utah, na área de Coyote Buttes North, Wave é conhecido com um dos destinos mais cênicos do mundo. As formações de rochas de arenito impressionam qualquer mero mortal com suas formas onduladas (quase psicodélicas) e cores avermelhadas.
3 – Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Além de apreciar as paisagens ímpares do Pão de Açúcar e do Corcovado – seja da areia, dos maravilhosos hotéis no Rio de Janeiro à beira-mar, ou lá de cima – descubra também a arquitetura, as belezas naturais e o estilo de vida único dos cariocas. Na orla o point é o Posto 9 e nos domingos, procure por uma boa feijoada. A boemia Lapa tem uma noite agitada e o bucólico bairro de Santa Tereza mantém as raízes culturais.
4 – Machu Picchu, Peru
A imponência dos Andes é cercada de uma energia ímpar e boas vibrações. Um dos sítios arqueológicos mais importantes do planeta manifesta a presença mais significativa da civilização maia e tornou-se um dos principais redutos dos mochileiros, montanhistas e trekkeiros que visitam as trilhas Inca e de Salkantay.
5 – Chapada Diamantina, Lençóis, Bahia
Referência no turismo de aventura no Brasil, a Chapada é considerada um oásis em pleno sertão nordestino. Bem no coração da Bahia, é sede do segundo maior parque nacional e berço para espécies de plantas e animais exclusivas. Pra cair de boca na tradição, o godó de banana e o pastel de palmito de jaca são os queridinhos locais.
6 – Tulum, Yucatán, México
O universo das ruínas intactas traz um clima todo especial para uma das praias mais belas da Riviera Maia. A excelente estrutura turística concentra hotéis de primeira e restaurantes badalados que recebem os turistas em busca de destinos alternativos. O Castelo e o Templo de los Frescos são os destaques das construções.
7 – Pelourinho, Salvador, Bahia
O clima da primeira capital brasileira é uma mistura de muita música, costumes e raças. Considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, o Pelourinho se orgulha de suas vielas, ladeiras e seus mais de 800 casarões dos séculos 17 e 18. O seu colorido surpreende tanto quanto o pôr do sol apreciado da Bahia de Todos os Santos.
8 – Salar de Uyuni, Bolívia
O maior deserto de sal do mundo pode até ser comparado com uma pista gigantesca de patinação no gelo. A imensidão branca cobre mais de 12 mil km² e ainda divide a paisagem com lagoas coloridas, formações rochosas, nascentes termais e os cactos gigantes com mais de 10 metros de altura.
9 – Jalapão, Tocantins
Um dos principais destinos de ecoturismo do país, seus chapadões e serras não deixam a desejar. A combinação é uma paisagem de cerrado com um clima de savana. Além das atividades mais propícias como rafting, canoagem e rapel, as trilhas levam a lugares imperdíveis como a Cachoeira da Velha e às comunidades remanescente de quilombos dos povoados de Mumbuca e Prata.
10 – Veneza, Itália
Lembrada por muita gente como uma das cidades mais românticas do mundo, sua beleza é também homenageada pelos seus tradicionais canais e o encanto de suas gôndolas. A bela Ponte Rialto e o charme da região do Gueto Judaico também viraram cartões-postais.
11 – Parque Nacional de Banff, Canadá
O horizonte forma aquele panorama singular das paisagens alpinas. No coração das montanhas rochosas canadenses, o Parque se desmembra entre geleiras, glaciais e densas florestas de coníferas. Para curtir todo esse universo gelado, atividades como tubing, dogsledding e patinar no prestigiado Lake Louise são apenas algumas das atrações.
12 – Fernando de Noronha, Pernambuco
Como tamanho não é documento, a ilha é prova de que cabe muita beleza dentro dos seus 17 quilômetros quadrados. Considerado um dos melhores lugares do mundo para mergulho, descendo de cilindro ou apenas de snorkel nas piscinas naturais do Atalaia, já é um bom começo para entender o que é um paraíso.
13 – Roma, Itália
14 – Ilhas Phi Phi, Tailândia
Não é por acaso que elas são as ilhas mais ilustres da Tailândia. Tendo aquele turquesa do Oceano Índico de doer o olho, qualquer foto vira quadro na parede. Das praias paradisíacas, Maya Bay é uma das mais famosas do mundo; Loh Dalam Bay é onde está o agito; e mais ao norte Laem Tong Beach e Loh Ba Gao Bay ganham pela tranquilidade.
15 – Lisboa, Portugal
16 – Bonito, Mato Grosso do Sul
Exemplar no quesito turismo sustentável, vale se perder entre suas trilhas, grutas e cachoeiras aproveitando as inúmeras opções de atividades como arvorismo, passeio de bote, flutuação e rapel. Entre muitos outros cartões-postais, dá pra ter uma caidinha de leve pelo abismo Anhumas e a famosa Gruta do Lago Azul.
17 – Amsterdã, Holanda
18 – Yosemite, Califórnia, Estados Unidos
Pode se preparar para paisagens de cair o queixo. Além das famosas trilhas e cachoeiras – como a Yosemite Falls – o rio Merced River e as sequoias gigantes da Mariposa Grove complementam o passeio. Já o pôr do sol no Valley View é praticamente obrigatório.
19 – Praga, República Tcheca
20 – Porto de Galinhas, Ipojuca, Pernambuco
Desmembrado do Cabo de Santo Agostinho, o povoado de Porto de Galinhas é um destino cada vez mais concorrido para quem procura por sombra e água fresca. Dá pra relaxar nas águas claras e suas piscinas naturais; o surfe faz a fama da praia de Maracaípe; e os esportes náuticos ganham as águas da praia de Muro Alto.
21 – Capadócia, Turquia
22 – Grand Canyon, Arizona, Estados Unidos
Classificado como uma das sete maravilhas naturais do mundo, um dos desfiladeiros mais incríveis do planeta compreende uma área de quase 5 mil km². Esculpido pelo rio Colorado, os cenários intrigantes da formação podem ser admirados o ano inteiro pelos doze mirantes do acesso sul do Parque Nacional – o South Rim.
23 – Tibet, China
24 – Gramado, Rio Grande do Sul
Praticamente o maior destino turístico do Rio Grande do Sul, os ares europeus dão o tom da charmosa cidade da Serra Gaúcha. Os cafés da Rua Coberta são um encanto, o comércio é famoso pelos chocolates artesanais e roupas de lã, e o turismo rural é um forte candidato entre as atrações.
25 – Cartagena, Colômbia
26 – San Blás, Panamá
O arquipélago panamenho é aquela combinação “fraca” do mar do Caribe, coqueiros por todos os lados e o sol ostentando seu brilho. Nas cabanas de palha e bambu, com chão de areia à beira-mar é onde você vai acordar feliz todos os dias. Das centenas de ilhotas quase sempre menores que um campo de futebol, Cayos Holandeses é uma das mais lindas.
27 – Barcelona, Espanha
28 – Monte Roraima, Roraima
Esse universo exótico mistura uma formação de mais de 150 milhões de anos com um dos pontos mais altos do país. Em meio as savanas Amazônicas, as formas esculpidas nas rochas e paredões são inacreditáveis, assim como as paisagens formadas pelas mais de 400 espécies de bromélias da região.
29 – Bora Bora, Polinésia Francesa
30 – Santorini, Grécia
Além de ter o pôr do sol mais famoso da Europa, o espetáculo continua com a harmonia precisa entre suas casas brancas, as cúpulas azuis das igrejas e suas vielas espremidas banhadas pelo mar Egeu. A praia de Mykonos é supreendentemente inacreditável de linda.
31 – San Diego, Califórnia
32 – Búzios, Rio de Janeiro
As cerca de vinte praias do balneário cosmopolita são os destinos mais cobiçados da Região dos Lagos. A Rua das Pedras, a Orla Bardot e o Porto da Barra são os principais pontos de encontro da encantadora antiga vila de pescadores. Vale dar uma conferida também no complexo gastronômico na praia de Manguinhos.
33 – Petra, Jordânia
34 – Havana, Cuba
A capital cubana também já apareceu na lista das cidades mais bonitas do mundo. Reunindo o melhor conjunto monumental colonial da América Central, as cores se misturam entre seus casarios e os carros antigos que circulam por suas ruas sempre muito movimentadas.
35 – Ilhas Maldivas
36 – Floresta Amazônica, Manaus
A maior floresta tropical do mundo quase que dispensa apresentações. Fazendo parte do maior dos seis biomas brasileiros, sua fauna corresponde a 80% das espécies do país, sua flora conserva cerca de 10 a 20% das espécies vegetais do planeta terra, sem contar os rios da Amazônia que representam a maior reserva de água doce do mundo. Belezas que não têm fim.
37 – Deserto do Atacama, Chile
38 – Baia de Ha Long, Vietnã
Recheado de ilhotas calcárias, que mais parecem rochas nascendo do mar, a baia do litoral norte do Vietnã é um daqueles lugares inesquecíveis. Os vilarejos flutuantes são uma atração à parte, assim como a vista do mirante da TiTôp Island.
39 – Paris, França
40 – Maraú, Bahia
A rusticidade toma conta do clima na península de Maraú. Praias semidesertas, manguezais e as sossegadas ruas de terra são o cenário desse refúgio baiano. Os passeios de jardineira são uma boa opção para explorar seus 40 km de praias e os tours nos manguezais pela Baía de Camamu levam às ilhas e à belíssima cachoeira do Tremembé.
41 – Istambul, Turquia
42 – Cinque Terre, Itália
Os cinco vilarejos legendários encravados na costa lígure são fora de série. Para desbravar tanta beleza, os passeios podem ser feitos a pé, de barco ou de trem. O trecho Manarola-Riomaggiore é um dos mais impressionantes e a Via dell’Amore oferece uma das vistas mais completas das cidades e dos penhascos.
43 – Chicago, Illinois
44 – Jijoca de Jericoacoara, Ceará
Com características de uma mistura de sertão e litoral, Jeri (para os íntimos) é consagrada como um oásis entre as gigantescas dunas cearenses. Já classificada como uma das 10 praias mais lindas do mundo, o cenário reúne belezas naturais como cavernas, coqueirais e lagoas cristalinas de tirar o chapéu. Ah, lá você também tem a felicidade de poder admirar o pôr e o nascer do sol e da lua no mar.
45 – Moscou, Rússia
46 – Nova Iorque, Estados Unidos
A grande metrópole pode ser admirada de vários ângulos e, todo eles, são incrivelmente belos. As luzes e o movimento constante da Time Square é uma das cenas mais marcantes da Big Apple – por ali também é sempre uma boa ideia para encontrar bons hotéis em Nova York. Daí um autêntico passeio no Central Park faz a alma se acalmar.
47 – Vancouver, Canada
48 – Angra dos Reis, Rio de Janeiro
Sempre dizem que lá da pra conhecer uma praia por dia do ano: elas somam, sim, 365. Identificada como o “requinte” do litoral brasileiro, a região também aparece nas listas de um dos melhores pontos de mergulho do país. Seus séculos de memórias estão guardados nos conventos, igrejas e casario colonial de seu elegante Centro Histórico.
49 – Curitiba, Paraná
A forte influência dos imigrantes europeus é parte da cultura, arquitetura e muitos de seus costumes e tradições. A grande metrópole esbanja alegria e bom gosto e se orgulha de seus lindos bosques e praças. Uma pitadinha dos sabores italianos está nas animadas cantinas do bairro de Santa Felicidade.
50 – Canoa Quebrada, Aracati, Ceará
Aqui as cores estão por toda parte. O verde do mar combina com o colorido do vai e vem das jangadas, enquanto o azul do céu contrasta com as vibrantes falésias, dunas e coqueirais. Um dos destinos mais procurados no litoral do Ceará, também tem de lembrança o artesanato típico da região: as garrafinhas de areia colorida.
51 – Barreirinhas, Maranhão
A pequena Barreirinhas é a porta de entrada para o cenário magnífico de cerca de 90 mil hectares de dunas brancas e lagoas azuis esverdeadas. Para explorar os Lençóis Maranhenses é só de barco ou veículos 4×4. Aliás, é só assim que dá para conhecer as incríveis lagoas Azul e Bonita – a segunda ainda acrescenta a subida de uma duna de 40 metros.