Durante a reunião do COMTUR realizada no dia 6 de abril o presidente Cícero Peralta (representante da Associação Bonitense de Hotelaria/ABH) informou que o Calendário de Alta e Baixa Temporada para o ano de 2013 será elaborado com base em dados estatísticos provenientes da emissão do Voucher Digital.
“É preciso avaliar com o máximo de precisão os períodos de grande fluxo de turistas no município”, avalia Cícero, que assegura que mesmo com o controle eletrônico do número de visitas o conselho continuará levando em conta as sugestões das entidades que compõem o COMTUR.
De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Turismo, órgão consultivo da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito, o calendário tem como objetivo principal definir as datas nas quais os atrativos e hotéis operam com preços diferenciados para alta (ou baixa) temporada.
“Não podemos mais alterar as datas para o calendário de 2012, já que eles são elaborados de dois em dois anos após debates e aprovação das entidades que compõem o COMTUR”, afirma Peralta. Após a aprovação o calendário é enviado para todas as agências, operadoras de turismo, hotéis e atrativos para que possam efetuar com antecedência suas vendas.
O Voucher Digital possibilita a emissão online do documento que serve como “ingresso” dos visitantes aos atrativos turísticos do município, proporcionando maior agilidade, economia e controle financeiro pela administração municipal e agências de turismo. Ele substituiu o voucher impresso, emitido pela Central de ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza).