A Prefeitura Municipal de Bonito através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, representada pelo secretário Edmundo Costa Júnior, reuniu-se no dia 23 de maio com o promotor de Justiça, Luciano Furtado Loubet, e com o representante da Fazenda São Domingos, Janko Slavec Júnior, para tratar dos trabalhos de conservação do solo considerados necessários para aquela propriedade rural.
Com grande extensão de terras a Fazenda São Domingos está localizada nos limites área urbana de Bonito, na parte alta, próxima ao campus da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Nela estão instaladas as torres de transmissão de TV, internet e celulares da cidade.
Devido à proximidade e á topografia, no entanto, o imóvel rural contribui decisivamente para a inundação de ruas e casas da área urbana no período das chuvas ou durante chuvas fortes, bem como para danificar a infra-estrutura da cidade - como o asfalto, calçadas e bueiros.
O problema é agravado ainda pelo desaparecimento há décadas, dentro de um processo de expansão desordenada da cidade, de um pequeno córrego conhecido como Córrego do Honório, ou Córrego das Flores, então existente entre as ruas das Flores e Pérsio Schaman. Aterrado aos poucos ele deu lugar a terrenos e construções que são hoje justamente os mais prejudicados pelo excesso de água que cai sobre a área da fazenda.
Durante a reunião realizada no dia 23 ficou deliberado e constado em ata assinada pelas partes que até 15 de junho de 2011 o representante da Fazenda São Domingos dará início á reforma das curvas de nível, limpeza das caixas de retenção e todos os demais trabalhos necessários para a contenção de água na propriedade. O prazo para a conclusão é de até 150 dias da data do início.
Foi também decidido que o representante da propriedade deverá repassar relatório mensal das atividades realizadas à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a qual, após aprovação, remeterá cópia á Promotoria de Justiça. Como se trata de uma propriedade que integra a Bacia do Rio Formoso a Secretaria de Meio Ambiente poderá incluir a propriedade no programa municipal de contenção de água e correção do solo, possibilitando assim que o trator da própria secretaria auxilie na realização de determinadas tarefas.
Após a conclusão a Fazenda São Domingos deverá remeter o relatório final à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que atestará se os trabalhos foram suficientes para a solução do problema.