Enquanto está em andamento o Campeonato Sul-Mato-Grossense Sub-13, a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) trabalha na organização de mais duas competições de base. A entidade publicou edital convocando os clubes filiados para reunião técnico-administrativa dos Campeonatos Estaduais Sub-15 e Sub-20, com previsão de início no fim de maio.
As duas reuniões acontecem no dia 16 de abril, próxima quarta-feira, na sede da FFMS, em Campo Grande. Segundo a Diretoria de Competições da Federação, os campeões das duas competições garantem vaga como representante do Mato Grosso do Sul na Copa do Brasil das respectivas categorias em 2026. Os finalistas do Estadual Sub-20 disputam ainda a Copa São Paulo de Juniores.
No encontro, organização e clubes devem discutir e aprovar forma de disputa, regulamento, tabela e datas de início e término das competições, além de outros assuntos administrativos, como inscrição de atletas, taxas de arbitragem e delegados e as condições obrigatórias para participação.
O Campeonato Estadual Sub-15 deve contar com até 32 clubes que, na primeira fase, devem ser divididos em grupos regionalizados, com 16 avançando para a fase de oitavas de final. A partir daí, os confrontos são eliminatórios, em ida e volta, até a fase final, programada para o fim de setembro.
Portuguesa levantou a taça no Campeonato Estadual Sub-15 em 2024 (Foto: Rodrigo Moreira/FFMS)
Já o Estadual Sub-20 está sendo organizado para 12 clubes. Entre os confirmados está o Operário Caarapoense, atual campeão da competição, enquanto o Dourados AC, vice-campeão, ainda não bateu o martelo sobre a participação. Entre os clubes que disputaram a Série A, Ivinhema, Águia Negra, Naviraiense, Portuguesa/FC Pantanal, Aquidauanense e Corumbaense devem fazer parte da disputa. A fase final está prevista para acontecer em agosto.
As competições dão sequência ao trabalho da FFMS em fortalecer as categorias de base no futebol sul-mato-grossense, um dos principais objetivos do presidente Estevão Petrallás desde o início de sua gestão, ainda como interino, em meados de 2024. Agora efetivado no cargo após a eleição realizada na última terça-feira (8), o trabalho segue sendo realizado neste sentido. “Sempre falamos da necessidade de oferecer as melhores condições possíveis aos clubes para que participem das competições, garantindo assim a chamada minutagem aos atletas, fundamental para se desenvolverem”, explica o dirigente.
Leia Também

Goleadas na Capital e Interior marcam rodada do Campeonato Estadual Sub-13

Prefeito de Bonito prestigia rack&Field; Open Beach Tennis

Operário enfrenta times de GO, MT e DF no Brasileiro Feminino

Bonito recebe 2ª etapa do Beach Tennis Track & Field Experience

Estevão Petrallás é eleito presidente da Federação de Futebol de MS até 2027

CBF confirma adiamento de uma semana para início da Série D do Brasileiro

FFMS entrega final histórica do Estadual 2025 e consolida novo padrão para o futebol

Sete jogos movimentaram o Campeonato Estadual Sub-13 no fim de semana

Operário vence Ivinhema e conquista o Bicampeonato Sul-Mato-Grossense
