O Sindicato Rural de Caarapó divulgou nesta semana o cronograma da 30ª Expoac. A novidade para este ano são as rodadas de palestras, cursos, bate papo, simpósios e Atendimentos do Senar.
A Expoac tem que ser uma festa que envolve toda a comunidade. Pensando nisso, conversamos com a Equipe de técnicos do Senar, com o prefeito de Caarapó André Nezzi que ao lado do secretário de Agricultura e Desenvolvimento Econômico da Cidade de Caarapó, Aldecir Roberto Fernandes, o Chicão, onde foi realizado um estudo para que os temas fossem de encontro com a necessidade local. Disse o presidente do Sindicato Rural de Caarapó, Carlos Eduardo Macedo Marques, o Kaká.
Na quinta feira (10) haverá simpósio sobre as Perspectivas do mercado do peixe com Eduardo Felipe de Mundo Novo. Na sexta-feira, haverá uma palestra sobre Holding Familiar: particularidades e vantagens com Emanuelle Caneppele - especialista em direito agrário e do agronegócio e Andressa Lameu - especialista em direito tributário. Esse tema tem se destacado e é de grande interesse do setor.
O SENAR estará presente durante os dias do evento, em formato de ATeGs, tirando dúvidas da população nas seguintes áreas: Piscicultura, Bovinocultura de Leite, Horticultura, Grãos e Cana de Açucar. O Senar ficara com seus técnicos a disposição em um Pavilhão exclusivo para esta finalidade.
Quanto aos cursos são nas seguintes áreas: Na Queijaria será abordado a fabricação de queijos, parmesão, ricota, queijo minas, muçarela, provolone, como criar identidade do produto, comercialização entre outros; No Agro Hort será abordado a fabricação de compotas, conservas, legumes minimamente processados, geleias, doces em barras, doces em pastas, como criar uma identidade para o produto, além de produção de hortaliças e afins.
Segundo o secretário Chicão, os temas abordados trazem inovação, conhecimento, técnicas a serem adotadas e quanto aos cursos além de trazer conhecimento, pode ser uma forma de geração de renda.
Lembrando que a Expoac está em sua 30ª edição e é a festa mais tradicional de Caarapó. Juntamente com a Expoac, acontece a Festa do Laço Comprido e a Festa do Leite. É esperando que passe pelo Parque de exposições mais de 22 mil pessoas durante os 4 dias de evento. Haverá exposição de animais, implementos, maquinários, praça de alimentação, parque de diversões, rodeio em carneiros e touros, projeto A Fazendinha, no Pavilhão Walter Guaritá, haverá expositores locais e convidados com artesanatos, doces caseiros entre outros. Além de shows nacionais que movimentam a cidade e região.
Os shows deste ano, traz como atração principal Maiara e Maraisa, no dia 11 de Agosto, somente esse show haverá a cobrança de ingressos.
Nos demais dias, 10 de Agosto (quinta-feira) Maria Cecilia e Rodolfo, 12 de Agosto (sábado) com 2 shows, Rodrigo e Thayane e Patricia e Adriana, no domingo acontece simultaneamente a Festa do laço, que neste ano contara com a presença do Grupo Postal sul, nos bailes carapés.
Confira abaixo o cronograma e sinta-se convidado a participar desta grande festa