Hoje vamos conhecer a história de Antonio Della Justina , mais conhecido como seu Antônio da Máquina, um dos pioneiros no beneficiamento de arroz em Bonito. O local que ele fundou ganhou fama entre os agricultores, que passaram a levar seus produtos para beneficiar, vender ou até mesmo permutar através do "escambo".
Mas o que fez do estabelecimento de Antônio algo especial foi o fato de se tornar um ponto de encontro para a comunidade. Além dos serviços de beneficiamento de cereais, o local se transformou em uma espécie de "armazém", onde se encontra de tudo um pouco. Tanto que, quando alguém precisa de algo, é comum ouvir: "Vai no seu Antônio da Máquina que lá tem!"
Com o passar dos anos, o espaço de Antônio da Máquina foi além do seu propósito original e se tornou um ponto de atração, não só para os moradores de Bonito, mas também para turistas. Hoje, é comum ver vans cheias de visitantes estacionadas em frente ao local, todos ansiosos para conhecer essa parte viva da história da cidade.
O armazém do seu Antônio da Máquina não é apenas um negócio; é um espaço cultural que resgata e preserva parte das tradições de Bonito, mantendo viva a memória e o espírito de cooperação que sempre marcaram a região.