Menu
domingo, 22 de dezembro de 2024
Busca
BANNER IRMÃO FÁBIO
AÇÕES DO GOVERNO DE MS

Ligação asfáltica de BONITO com a CAPITAL pela MS-345 avança e potencializa o turismo

5 Dez 2022 - 07h34Por SUBCOM

A chegada do asfalto está mudando o cenário de uma estrada que conectará o distrito de Águas do Miranda aos roteiros turísticos de Bonito e revela a beleza cênica de uma via sinuosa cercada por morros, podendo se tornar um atrativo a mais para quem visita a região de carro. Em Implantação por três empresas em quatro lotes, a pavimentação da MS-345 (Estrada do 21) avança, entre Bonito e a BR-419 (Anastácio-Nioaque), em seus 100 km.

A obra executada pelo Governo do Estado, com recursos do Fundersul (R$ 212 milhões), cumpre seu cronograma, apesar das dificuldades com o solo rochoso em grande parte do trecho, não previsto no projeto. A massa asfáltica foi aplicada em 25% dos 57,7 km que correspondem aos lotes 3 e 4 (a partir da área urbana de Bonito), segundo a empreiteira Via Magna, e 90% dos demais trechos (52 km) receberam tratamento pré-revestimento.

A pavimentação torna a Estrada do 21 uma nova alternativa de acesso ao melhor destino de ecoturismo do Brasil, a partir de Campo Grande, hoje feito pela BR-060 e MS-382, passando por Sidrolândia, Nioaque e Guia Lopes da Laguna. Reduzindo a distância em 40 km, o novo traçado será pela BR-262, até Anastácio, seguindo pela BR-419 ao trevo com a MS-345, distante 29 km de Águas do Miranda. O distrito está localizado a 70,2 km de Bonito.

Pólo de pesca esportiva

“Nosso governo tem realizado grandes investimentos nesta região (Sudoeste), gerando desenvolvimento, empregos e renda com a melhoria da logística para escoamento da produção, que se expande, e também facilitando, dando segurança e encurtando caminhos percorridos pelos turistas que nos visitam”, destacou o governador Reinaldo Azambuja. “O Águas do Miranda será um grande pólo de pesca esportiva, ampliando e diversificando o turismo de Bonito.”

Na MS-345 estão em construção 14 pontes de concreto, a maioria (11) nos lotes 3 e 4. O engenheiro da Via Magna, Jerry Gibertoni, informou que as estruturas sobre rios e córregos nos dois trechos serão concluídas ainda neste ano. “Estamos acelerando os serviços, em todas as frentes, já prevendo a chegada das chuvas, e hoje contamos com 236 operários em campo. As cabeceiras das pontes no trecho de morraria estão exigindo maior compactação”, disse.

O maior desafio da engenharia na obra foi preparar o terreno em trechos rochosos (pedra sólida e solta), concentrados (50%) principalmente no lote 4, de 25 km. A detonação com uso de dinamites exige autorização do Exército e o imprevisto atrasou o serviço de terraplenagem. No entanto, segundo a Via Magna, a execução segue dentro do cronograma, com meta de antecipar a conclusão em 2023, atendendo pedido do governador Reinaldo Azambuja.

Tudo vai melhorar

Apostando em um divisor de águas com a chegada da infraestrutura viária no distrito, o prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues, anunciou várias ações para preparar o atrativo para o desenvolvimento. “Vamos ter a Secretaria do Turismo dentro do distrito, que terá uma ambulância até o fim do ano, uma unidade de reciclagem do lixo, rede de saneamento e um portal de entrada”, anunciou. “Essa obra é um grande presente do nosso governador”, disse. 

O primeiro trecho de asfalto chegou somente em 2016, quando o governador Reinaldo Azambuja entregou a infraestrutura na área urbana - cerca de 1 km -, da ponte do Rio Miranda, no limite com Anastácio, à saída para Bonito. Agora, a ligação asfáltica do destino com a BR-419 prepara um lugar então esquecido para um novo boom no turismo. “Vamos ter uma nova Estrada-Parque”, aposta Pedro Henrique Garcês, do Hotel-Fazenda Genipapo.

Os moradores estão felizes com o investimento do Estado e os empresários acreditam no crescimento do distrito, que já promoveu esse ano um festival de pesca de grande sucesso. “Isso aqui era um atoleiro, a estrada ficava intransitável quando chovia”, diz Maria Aparecida dos Santo Souza, 54, conhecida como Dona Cida, dona de um restaurante e pousada. “O governador entendeu nosso sofrimento, o asfalto é uma benção, tudo vai melhorar”, reagiu.

Leia Também

IPVA 2025 em MS terá 15% de desconto para pagamento integral até o fim de janeiro Economia
IPVA 2025 em MS terá 15% de desconto para pagamento integral até o fim de janeiro
Esquenta Black Friday no ABC da Construção! promoção
Esquenta Black Friday no ABC da Construção!
Calendário do Licenciamento de Veículos 2024 termina no dia 31 de outubro Atenção população
Calendário do Licenciamento de Veículos 2024 termina no dia 31 de outubro
Visa: A Força da Marca no Cenário Econômico Global em 2024 VISA
Visa: A Força da Marca no Cenário Econômico Global em 2024
A Perda de Valor do Real Após 30 Anos: Uma Jornada de Desvalorização ECONOMIA
A Perda de Valor do Real Após 30 Anos: Uma Jornada de Desvalorização
"Construindo o Futuro: Loja ABC da Construção Abre na Capital do Ecoturismo" Novidade em Bonito
"Construindo o Futuro: Loja ABC da Construção Abre na Capital do Ecoturismo"
Saldo de empregos é positivo em Mato Grosso do Sul com 1.975 vagas abertas em agosto Oportunidades
Saldo de empregos é positivo em Mato Grosso do Sul com 1.975 vagas abertas em agosto
Sabores da Família: Conheça o Prato Combinado Aroeira
Culinária
Sabores da Família: Conheça o Prato Combinado Aroeira
Imposto menor em MS reduz preços, atrai negócios, gera empregos e garante crescimento sustentável Economia
Imposto menor em MS reduz preços, atrai negócios, gera empregos e garante crescimento sustentável
Óleo vira sabão, Bonito respira sustentabilidade e Festival de Inverno preserva 5,7 milhões de litro BONITO - FESTIVAL DE INVERNO 2024
Óleo vira sabão, Bonito respira sustentabilidade e Festival de Inverno preserva 5,7 milhões de litro
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.