Voltada para o bem-estar, a Avatim, empresa brasileira de cosméticos e perfumaria, trabalha com um conceito de alto padrão para aromatização através de suas fragrâncias exclusivas de perfumes para interiores e linha completa para automatização, que inclui difusores de essências, velas aromáticas, essências concentradas, incensos, agua perfumada para roupas e ainda óleos essenciais.
Pioneira no mercado de aromatização de ambientes, a marca combina suas essências em linhas de cuidados pessoais e para a casa. A Avatim possui sede em Ilhéus, no sul da Bahia, e busca inspiração na biodiversidade brasileira para desenvolver os mais de 400 produtos do seu portfólio, que inclui sabonetes, hidratantes, óleos corporais e perfumes. Destaque na perfumaria fina, a Avatim já conquistou o prêmio internacional Atualidade Cosmética, na categoria de melhor perfume feminino pela fragrância Gigi e melhor criação perfumística para os criadores das fragrâncias Boníssimo Black e Açucena.
A empresa não faz testes em animais, não usa parabenos em seus produtos e garante a neutralização anual de suas emissões de carbono. Atualmente a Avatim tem mais de 250 lojas em 26 capitais e interior do Brasil, além de uma rede com mais de três mil revendedores e distribuidores.
Monica Burgos, sócia-fundadora da Avatim, detalha a sinergia da marca com a indústria hoteleira e comenta seus produtos e missão no mercado: “Os produtos da Avatim possuem grande sinergia com o nicho da hotelaria, pois se comunicam com o viés do autocuidado, hospitalidade e bem-estar, bandeiras que os hotéis buscam manter como seus diferenciais. Pensando nisso, criamos uma linha de amenities que traduzem toda a essência da marca, e cuidado com a natureza. Além dos amenities, temos perfumes para criação de ambientes mais agradáveis aos hospedes, ajudando-os a relacionarem o cheiro do local como uma memória afetiva. Temos bastante know-how na área de marketing olfativo”.
Como profissional e especialista do segmento, Mônica reitera o crescimento da demanda e suas motivações. “A demanda por esses produtos aumentou em torno de 25% em nossas lojas, e as motivações são multifatoriais. O nicho foi aquecido no período pós-pandemia, quando houve um olhar mais amadurecido das pessoas ao redor de si. Isso influenciou novas atitudes do cliente consumidor com relação a origem do que ele consome, preocupações com a segurança, bem-estar, orientação a sustentabilidade de toa a cadeia de suprimentos. Diríamos que o consumo esta mais consciente devido nossa leitura de ser humano pós-pandemia, onde a comunicação teve um papel importante nesse processo, com a rápida difusão de conteúdos sobre ´práticas saudáveis nas mídias, incluindo as redes sociais. Neste cenário, a tendência é aumentar a demanda por produtos naturais, a ponto de se tornar um diferencial competitivo”.