A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda de um lote do extrato de tomate da marca Elefante após um laudo detectar “matéria estranha”, de acordo com decisão publicada nesta segunda-feira (30) no Diário Oficial da União.
Segundo a Anvisa, a substância indica “risco à saúde humana acima do limite máximo de tolerância”.
A decisão afeta o lote L011810, com validade até 7 de outubro de 2016, e determina o recolhimento do estoque existente no mercado.
Em nota, a Cargill Agrícola S.A, fabricante do produto, disse que "tomará as providências cabíveis" e que cumpre "todas as normas de segurança dos alimentos e padrões de higiene".
"A presença de fragmentos microscópicos nesse tipo de alimento é inerente a matéria-prima advinda do campo, entretanto são adotados cuidados no processo de fabricação, inclusive com a pasteurização do produto, o que elimina quaisquer riscos à saúde humana", disse a empresa.
Pelo de roedor em 2014
Em 2014, a marca já havia sido alvo de proibição da Anvisa. A agência encontrou em um lote do extrato de tomate marca Knorr Elefante fragmentos de pelo de roedor acima da tolerância estabelecida, que é de um fragmento por 100 gramas.
À época, a Cargill Agrícola S.A divulgou nota informando que tomaria "todas as medidas cabíveis para avaliar o caso juntamente à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e à Vigilância Sanitária do Estado de Minas Gerais, a fim de comprovar a adequação do produto cautelarmente interditado". A empresa informou ainda ter apresentado recurso contra o resultado do laudo.
Leia Também

IPTU 2025 já pode ser emitido online; confira prazos e condições

Mega-Sena sorteia R$ 3,5 milhões nesta quinta-feira

Sebrae/MS abre vagas para processo seletivo com salários de até R$ 6,3 mil

Leilão do Detran-MS oferece oportunidade para motociclistas, com 87 motos para circulação

Prefeitura concluiu a reforma da ponte na região da Fazenda Nossa Senhora Aparecida em Bonito

Sete cidades da região Oeste de MS recebem ações de empreendedorismo feminino realizadas pelo Sebrae

Prazo para pagamento da segunda parcela do IPVA 2025 vence nesta sexta-feira

Vai viajar no Carnaval? Antecipe os serviços no Detran-MS para não perder a folia

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 5
