Geraldo Júnior Duarte Brites Cabreira Pensando nisso, o objetivo deste é, explicar a grande importância de se ter uma boa administração em seu negócio, que possa guiar a empresa rumo ao sucesso almejado. Vamos lá? O administrador Geraldo Júnior Duarte Brites Cabreira sobre a evolução da administração e a globalização empresarial na teoria da administração seus conceitos é o papel do profissional da área atualmente O que é a administração de empresas? O termo “administração” tem como significado a palavra direção, gerência. Assim, é possível defini-lo exatamente como a atividade de administrar ou gerir pessoas, recursos ou negócios almejando o atingimento de metas pré-definidas. A função vem da ciência social que estuda as práticas de administrar e está fundamentada em um conjunto de princípios, normas e funções criadas para gerir os meios de produção de forma que serviços sejam prestados de forma adequada e geralmente com o principal objetivo de maximizar os lucros de uma organização. Nessa área da ciência é possível trabalhar desde a gestão de pessoas de uma empresa até a sua área financeira, utilizando sempre as melhores estratégias para extrair o máximo de valor de cada uma dessas áreas, permitindo assim que a organização seja gerenciada com qualidade. Para que essas atividades sejam realizadas de forma eficiente, a administração é amparada por quatro pilares principais: planejamento, organização, direção e controle. A pessoa que ingressa nessa área irá obter um conjunto de conhecimentos relacionados a cada um desses quatro pilares para guia-lá no processo de gerenciamento e irá ajudá-la a se tornar um bom profissional.
O que um administrador estuda?
Como um administrador deve possuir conhecimentos de diferentes áreas e departamentos, ele possui uma lista de matérias abrangente e fundamentais para a melhor realização de suas atividades.
A princípio, as principais matérias serão relacionadas a cálculo, estatística, informática, psicologia e matérias ligadas à gestão de empresas, todas elas com conhecimentos amplos. Com o decorrer do curso, é possível que o estudante passe a buscar estudar matérias mais específicas, inerentes às suas atividades principais, e ele pode até mesmo selecionar matérias que tenham mais a ver com suas preferências para seguir um caminho específico e se especializar melhor.
Principais áreas de atuação da administração
Conforme sinalizado anteriormente, um administrador pode atuar em várias áreas diferentes de uma mesma empresa. Isso ocorre porque durante seus estudos e experiências ele vai poder desenvolver inúmeras competências que podem permitir essa flexibilidade. Algumas das principais áreas são:
Logística
Responsável pelo alinhamento entre estoque, produção e transporte de produtos, nessa área o administrador é pode comandar os processos inerentes às atividades iniciando desde a compra da matéria-prima que serão utilizadas nos produtos ou serviços até a entrega da mercadoria final ao cliente.
O principal objetivo do profissional de logística é garantir que todos os processos sejam realizados com qualidade maximizada e custos reduzidos, buscando sempre a aplicação de novas tecnologias, presentes no mercado e sempre passando por atualizações.
Vendas
Um dos mais importantes em qualquer empresa, o setor comercial será o canal para que as vendas aconteçam e o negócio se mantenha em atuação.
Nele, o profissional de administração será responsável por gerir todas as informações que são fundamentais para a execução de uma venda, partindo desde o conhecimento detalhado sobre quem é o cliente chave ou persona do negócio, realização de controles específicos de clientes e até a elaboração utilização de técnicas de abordagem para realização de vendas aos consumidores principais.
Marketing
Muito unido à área de vendas, o setor de marketing é responsável principalmente pela elaboração de táticas que auxiliem no crescimento de uma empresa.
De forma geral, seu principal objetivo é descobrir quem é o seu cliente, conhecer melhor o seu público-alvo e criar estratégias a fim de chamar sua atenção e conquistá-lo, e para que isso ocorra é responsabilidade do profissional de administração que atua nessa área a elaboração de estratégias de negócios que atinjam esses objetivos.
Recursos Humanos
Parte fundamental de qualquer empresa, a área de Recursos Humanos é responsável por realizar a seleção, recolocação e dispensa de colaboradores, além de estudos relacionados à pesquisa de clima, elaboração de treinamentos para melhorar o desempenho de seus funcionários ou integração nas áreas.
Sendo assim, o administrador precisa estar qualificado para realizar cada uma dessas tarefas e também preparado para lidar com bastante relacionamento, objetivando sempre desenvolver não apenas as próprias competências e habilidades, mas também de todos os outros profissionais que fazem parte do negócio.
Além disso, cabe ao profissional dessa área atividades inerentes não apenas a harmonia das equipes e desenvolvimento de cultura organizacional, mas também a realização de funções operacionais relacionadas a planos de carreira, benefícios, salários, entre outras.
Gestão Financeira
Um dos setores mais tradicionais da administração, ele funciona como o principal canal de gerenciamento das finanças e receitas de um negócio.
Para o administrador que atua nessa área são designadas atividades relacionadas a mexer com todo o dinheiro que entra e sai da empresa, sejam lucros ou gastos. Além disso, é importante também a elaboração de análises financeiras, aplicação de estratégias específicas nas finanças e acompanhamento do mercado econômico e financeiro voltado a área de atuação, tudo isso para dar suporte a tomada de decisões de outros setores e ajudar a empresa a manter sua saúde financeira em dia.
Planejamento Estratégico
Para atuar nessa área, o administrador terá que ser bom em realizar atividades voltadas a criação de estratégias de negócios para que a empresa atinja todos os seus resultados desejados.
Uma forma de se destacar nesse setor é possuir uma forte capacidade de realizar análises e projeções de futuro a partir de uma visão de longo prazo e de um conhecimento aprofundado sobre a empresa e sua área de atuação, já que conhecer a situação atual do negócio é importante para saber até onde ela pode chegar e como fazer com que isso ocorra.