Menu
terça, 29 de outubro de 2024
Busca
parque das cachoeiras
Investimento

Semadesc repassa R$ 4,1 milhões para construir Centro de Reabilitação de Animais Silvestres

26 Jul 2023 - 10h55Por João Prestes, Semadesc

O município de Corumbá dará início, nos próximos dias, à construção do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres do Pantanal, já batizado de Creapan, que funcionará nos moldes do Cras de Campo Grande no atendimento aos animais feridos, resgatados ou apreendidos na região. A construção do Centro será possível graças ao convênio assinado na tarde dessa terça-feira (25) entre o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, e o prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes, que garante o repasse de R$ 4.164.418,83 ao município para execução da obra.

“É mais uma ação importante na preservação da biodiversidade de Mato Grosso do Sul, fazendo um atendimento direto à região do Pantanal através de uma parceria da Prefeitura de Corumbá com o Governo do Estado. Acredito que nós estamos avançando nas políticas públicas ambientais e sempre em parceria. Neste ano avançamos muito na questão de combate a incêndios florestais com apoio dos produtores e brigadistas e em parceria com o Ibama e o Corpo de Bombeiros. E agora concretizamos esse convênio que o governador Eduardo Riedel já tinha anunciado há dois ou três meses lá no município de Corumbá e hoje ocorre a efetivação para o repasse de recursos, para que o prefeito possa licitar e executar essa obra”, disse Verruck.

A assinatura do convênio se deu na sala de reuniões da Semadesc e estavam presentes, também, o diretor presidente do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), André Borges, e a diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente de Corumbá, Ana Cláudia Moreira Boabaid. Ela explicou que, atualmente, há uma estrutura bastante simples utilizada para recepcionar animais capturados ou levados voluntariamente por populares à Fundação.

“Hoje a gente não tem estrutura para fazer tratamento. Quando as veterinárias analisam e veem que têm condições de soltura, ele (o animal) é solto imediatamente. Mas se for alguma coisa grave é encaminhado ao Cras aqui em Campo Grande. Se a gente for analisar, muitos não aguentam viajar 423 quilômetros, então chegam num estado crítico. Com esse centro a gente vai poder estabilizar esses animais, poder tratar e até mesmo num caso muito grave de uma cirurgia que a gente não consiga fazer, pode ser transportado com mais chances de sobrevivência para o Cras de Campo Grande”, afirmou Ana Cláudia.

Conforme o projeto, o Creapan deve conter os recintos de quarentena, sala de avaliação clínica, sala cirúrgica, câmara frigorífica, sala de raio X, almoxarifado, vestiários para funcionários, cozinha com estrutura para higienização, armazenamento adequado e prepraro e distribuição de alimentos. Deverá haver outros blocos separados dos recintos apropriados a cada espécie de modo a não permitir contato entre as diferentes espécies e desta forma não estressar os animais em recuperação. Igualmente, o projeto prevê ambientes apropriados para répteis, primatas, aves, treino de aves, recinto fechado para mamíferos e área aberta para mamíferos e roedores de grande porte.

Na visão do prefeito Marcelo Iunes, trata-se de uma obra emblemática para Corumbá, município que está 100% localizado no Pantanal. Ele destacou os esforços do governador Eduardo Riedel e do secretário Jaime Verruck na efetivação do convênio para construir o Centro, obra há muitos anos planejada e prometida, porém nunca realizada.

“Agora com assinatura do convênio, já vamos mandar para licitação e torcer que o ganhador comece a obra o mais rápido possível. Como hoje essas construções são feitas com pré-moldado, tenho esperança que até começo do ano que vem, se Deus quiser, a gente já tenha funcionamento nosso Creapan. Como disse, é muito importante para nós”, reiterou.

Leia Também

Policiais Militares recebem moção de congratulação por agilidade em Bonito Homenagem
Policiais Militares recebem moção de congratulação por agilidade em Bonito
Regularização de empresas e crescimento fiscal são temas de palestras da Sala do Empreendedor Atenção população
Regularização de empresas e crescimento fiscal são temas de palestras da Sala do Empreendedor
Em 12 dias, chuvas acima da média contribuem para controlar focos de incêndios no Pantanal de MS Clima Tempo
Em 12 dias, chuvas acima da média contribuem para controlar focos de incêndios no Pantanal de MS
Curso de 'Pacote Office Fundamental' capacita alunos para uso de ferramentas como Word e Excel Destaque
Curso de 'Pacote Office Fundamental' capacita alunos para uso de ferramentas como Word e Excel
AGEMS Perto de Você chega a Bonito em novembro com mais de 30 serviços gratuitos para a população Atenção população
AGEMS Perto de Você chega a Bonito em novembro com mais de 30 serviços gratuitos para a população
Pesca fica proibida a partir do dia 5 de novembro com o início do período de defeso Atenção população
Pesca fica proibida a partir do dia 5 de novembro com o início do período de defeso
Governo de MS debate impactos da expansão econômica na saúde pública do Estado Destaque
Governo de MS debate impactos da expansão econômica na saúde pública do Estado
Prefeito Josmail Rodrigues celebra o Dia do Servidor com reconhecimento e salário antecipado Em Bonito
Prefeito Josmail Rodrigues celebra o Dia do Servidor com reconhecimento e salário antecipado
Filme sobre Bioparque Pantanal vence premiação em Festival Internacional de Cinema e Turismo Destaque
Filme sobre Bioparque Pantanal vence premiação em Festival Internacional de Cinema e Turismo
20° Festival da Guavira traz cultura, gastronomia e capacitação para Bonito Atenção população
20° Festival da Guavira traz cultura, gastronomia e capacitação para Bonito
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.