Desde sua origem foi chamada por vários nomes, empanadas caldosas, empanada da saltenha, pastelzinho recheado, pastel assado, empanada boliviana. Do espanhol salteña, com formato semelhante ao dos calzones também é assado e originário da Bolívia, onde se consome principalmente pela manhã, sendo vendida e consumida em praças e ruas. Cada região do país tem seus pratos mais conhecidos, mas a especialidade boliviana mais famosa é a salteña (saltenha).
A Bolívia tem uma população composta por uma grande diversidade de culturas e origens étnicas e isto se reflete em sua culinária, que mescla tradições indígenas dos Quechua e Aymara com a influência europeia. Os pratos mais conhecidos pelos brasileiros são as salteñas, as humintas (a nossa pamonha) e os antichuchos (espetinho de coração de boi grelhado).
Da Bolívia ao Brasil
Já no Brasil a saltenha é muito popular no Centro-Oeste, principalmente na cidade de Corumbá, considerada a capital brasileira desta iguaria. Além de Mato Grosso do Sul (onde se situa Corumbá), em Mato Grosso, Rondônia e Acre, são estados onde são muito consumidas pois são locais que fazem fronteira com o território boliviano. Atualmente em vários lugares pelo Brasil é possível achar estabelecimentos que tenham saltenhas para venda.
Anatomia da Saltenha
De massa levemente adocicada e totalmente recheada com um molho bem suculento a saltenha contém batata, cenoura, ervilhas, uva passa, azeitona, ovo de codorna. Existe muitas variações desde o tipo de carne ao método de preparo.
Aprenda a receita
Saltenha de frango:
Ingredientes:
500g de farinha de trigo
160g de manteiga
20g de açúcar a gosto
5g de sal
10g de colorau
240 ml de água morna
Recheio:
200g de peito de frango cozido temperado e desfiado
Caldo do cozimento do frango
100g de cebola picada
150g de batata picada em cubinhos
50g de açúcar
75g de azeite
100g de ervilhas
50g de salsinha
5g de orégano
80g de uvas passas a gosto
100g de azeitonas pequenas a gosto
10g de colorau
Sal e temperos a gosto
Modo de preparo:
Massa:
Em uma panela, derreta a manteiga junto com o colorau e deixe amornar.
A seguir, adicione parte da farinha, misture bem e deixe descansar por 1 hora.
Após este descanso, adicione o sal, o açúcar, a água e o restante da farinha, fazendo uma massa bem firme e lisa.
Corte as bolinhas de 20 a 30 gamas cada, embole-as, unte-as com manteiga e coloque-as nas assadeiras. Cubra-as com um plástico e espere o descanso de 1 hora.
Abra a massa, corte e recheie.
Pincele com ovo e leve para assar.
Recheio:
Numa panela, aqueça o azeite e adicione o colorau, as cebolas e deixe fritar.
A seguir junte o açúcar, o caldo de frango e o restante dos ingredientes, exceto o peito de frango desfiado e as azeitonas que serão acrescentados separadamente em cada saltenha. Levar ao forno a 300 graus por 10 a 12 minutos.