Em tempos de COP-26, quando todos discutem como moldar o mundo num novo paradigma baseado na sustentabilidade e carbono neutro, é reconfortante descobrir no Mato Grosso do Sul um lugar único como o Projeto Salobra, onde a natureza conservada, diversa e exuberante é encontrada e encanta os olhos e renova nossos corações de esperança. Localizado no município de Miranda (Mato Grosso do Sul, Brasil), o Projeto Salobra já conquista o visitante pelo atendimento amigável e acolhedor. Você se sente, literalmente, em casa.
As refeições são um capítulo a parte: são tão deliciosas que você repensa a necessidades de manter qualquer dieta que esteja fazendo. Uma verdadeira tentação!
Os guias preparados informam e chamam atenção para cada detalhe de vida selvagem presente no ambiente.
O passeio no Rio Salobra é surpreendente. Você escolhe ir de barco até a primeira parada, uma praia de areia branca, ou faz uma trilha por meio da mata ciliar, onde é possível ouvir cantos de diversos pássaros imediatamente identificados pelo guia, às vezes da pra ver a ave camuflada na mata.
No passeio de barco você encontra um rio preservado, totalmente limpo, sem vestigios da existência humana e muitas, mas muitas aves, algumas eu nunca tinha visto, como a garça real e o pato selvagem.
A grande expectativa era de ver a majestosa onça-pintada, tão capturada pelas imagens das armadilhas fotográficas do Projeto Salobra. A sensação é de que ela está lá, nos observando entre os arbustos e árvores. Mas ela é a rainha da mata, não aparece assim só por que a gente quer. Ela é a dona do pedaço!
Mas é tanto detalhe, tanto flagrante de vida selvagem, que é difícil registrar tudo: jacarés, biguás, garças, garça real, pato selvagem, cafezinhos, curicacas, jacutingas, mutum, bugio, ufa!... e elas, as maravilhosas araras-azuis, que chegaram no final do passeio para rivalizar com a beleza do pôr do sol.
Pra quem gosta de natureza: uma verdadeira celebração da vida.
Pra quem não conhece: uma oportunidade para se encantar e se surpreender com uma porção tão espetacular do tão judiado planeta terra.
(*) Ricardo Senna, corumbaense radicado em Campo Grande, visitou o Projeto Salobra com a família
Nota da Redação
O Projeto Salobra Ecologia e Turismo é um dos novos e mais visitados atrativos da cidade de Miranda, situada no Pantanal e distante 200 km de Campo Grande, com acesso pela BR-262. Opera com sistema day-use e oferece um passeio contemplativo e uma incrível experiência pelo cênico Rio Salobra. Com três horários de passeios (safari fluvial, trilha na mata e observação de pássaros), o período integral inclui almoço tipicamente pantaneiro. O atrativo fica distante 15 km de Miranda. Contato: 67 99983.4906. Saiba mais: https://projeto-salobra.negocio.site/