E se fosse possível educar e conscientizar descobrindo habilidades e talentos integrando toda a comunidade escolar de forma lúdica e divertida? Isso já é realidade em Mato Grosso do Sul e agora chega a Bonito, à 300 km de Campo Grande. O Projeto “Craque na Vida” reúne educadores, estudantes e familiares/cuidadores em ações multidisciplinares.
O que torna o projeto verdadeiramente único é a maneira como todas as ferramentas são interconectadas para promover o desenvolvimento integral dos alunos. Ao enfatizar o positivismo e a promoção das habilidades individuais em grupo, o “Craque na Vida” está transformando a maneira como os alunos encaram desafios e tomam decisões éticas. Através de dinâmicas que envolvem as inteligências múltiplas, é construída uma consciência coletiva e responsável, estabelecendo perspectivas positivas para a vida, criando um vínculo mais forte entre famílias, alunos e professores.
“O projeto traz para a sala de aula uma ferramenta extraordinária, um teste de inteligências múltiplas e, a partir da identificação das inteligências, é possível ao estudante avaliar as suas potencialidades e fragilidades e, assim, iniciar a construção sólida da base de seus projetos de vida”, explica a professora Fabiana Aparecida Cáceres, mestre em Educação e Formação de Professores e responsável pela implantação do projeto. Segundo ela, a ação é de transformação na Educação e, principalmente, na vida dos jovens, a curto, médio e longo prazos.
Além disso, o prefeito Bonito, Josmail Rodrigues (PSB), lembra que todo o trabalho é focado na prevenção e na construção de valores, habilidades socioemocionais e relações sociais saudáveis. “Estamos trabalhando o projeto como uma jornada, abordando também questões críticas que nossos jovens enfrentam, como o uso de drogas, violência e bullying”, disse.
Por meio de pesquisas socioambientais nas escolas, com os pilares Inspiração, Protagonismo e Superação, são identificadas habilidades de inteligência de estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Entre os materiais utilizados, estão o Livro Craq, que é o ponto de partida para as atividades do projeto, abrangendo disciplinas como Ciências, Língua Portuguesa, Interpretação de texto, podendo ser ampliadas para Matemática, Física e Educação Física; Ferramenta de identificação das habilidades de inteligência, incentivando o interesse pelo aprendizado e esforço na construção do projeto de vida, além de pesquisas com alunos e professores, pré e pós-projeto, para obter um diagnóstico abrangente da rede, incluindo possíveis casos de violência física e verbal, uso de drogas lícitas e ilícitas, entre outros indicadores.
Ao conhecer as vivências do personagem Craq, por exemplo, o estudante compreende o poder das escolhas para vencer na vida e se identifica com elas, o que estimula a reflexão crítica e a autopercepção. Ao se conhecer, o estudante tem a oportunidade de encontrar saídas positivas e se posicionar com a confiança necessária para fazer escolhas mais assertivas.
Já ao desenvolver valores, como o esforço e resiliência, o estudante é motivado ao aprimoramento constante, hoje conhecido como lifelong learning (educação ou aprendizado continuado). Tudo isso considerando o papel decisivo dos educadores, tanto como agentes de transformação como de facilitadores do conhecimento.
“Tática de jogo”
E são eles, os educadores, que iniciam as ações do projeto, ao serem formados, juntamente com seus coordenadores. Eles participam de formação presencial ou a distância com certificação, recebem materiais didáticos e suporte pedagógico on-line e são inseridos em um ambiente para contínua troca de experiências, que também contempla estudantes e as famílias. Na sequência, são realizadas a pesquisa e o pré-projeto para professores e alunos; a distribuição dos materiais; a realização das atividades e dos testes de habilidades de inteligência e a troca de experiências em sala de aula, que marca o encerramento do projeto.
Ao reestabelecer e fortalecer o vínculo entre estudante e professor, é possível melhorar o comprometimento, impulsionando o empenho e o interesse pelas aulas. Ao explorar o poder das escolhas, com as respectivas consequências, cultivam-se atitudes positivas para a diminuição da indisciplina e a redução de todos os tipos de violência.
“Gol de placa”
O “Craque na Vida” não se concentra apenas na prevenção ao uso de drogas e violência, mas também trabalha na transformação de comportamentos violentos, tanto dentro como fora das escolas. Esse projeto inovador torna possível o desenvolvimento dos alunos para relações interpessoais saudáveis, promovendo uma cultura de paz e respeito.
Os resultados até aqui já demonstram a eficácia do projeto. Foi comprovado o aumento do gosto pela leitura em 97% dos estudantes; com 46% deles mais próximos dos professores (vínculo educador-aluno); 39% deles mais envolvidos nas atividades escolares em geral e a redução – em mais de 50% - de casos de indisciplina.
Em Itaporã, o prefeito Marcos Pacco (PSDB) ressalta que, “ao adotar essa abordagem inovadora, testemunhamos uma transformação real na vida de nossos alunos, o que gerou um ambiente escolar mais seguro e harmonioso. Estou orgulhoso de nossa comunidade por abraçar essa iniciativa e pelos jovens que estão se tornando verdadeiros protagonistas de suas vidas”, disse. Além do município, Douradina e Miranda também já implantaram o projeto.
Serviço
O projeto é realizado pela Editora Avante em parceria com as prefeituras. Na próxima segunda-feira (28/08), às 16h, haverá o treinamento dos professores da Rede Municipal de Bonito para a aplicação dos testes com os alunos. Já terça-feira (29/08), na Escola Municipal Professora Durvalina Dornelles Teixeira e E.M.R. Ozorio Jacques, no período vespertino, está prevista a realização dos testes de habilidades de inteligência, com a presença dos pais dos estudantes.