A Prefeitura de Bonito, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) e a Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), desenvolvem anualmente um programa de educação ambiental que impacta diretamente a vida de estudantes de 8 escolas da rede pública local. São atendidas seis escolas urbanas e duas rurais, proporcionando a crianças e jovens o contato com questões essenciais para a construção de uma sociedade mais sustentável e consciente.
O programa engloba atividades práticas dentro e fora do ambiente escolar, abordando temas de alta relevância, como o uso responsável da água, gestão de resíduos sólidos, sustentabilidade, saneamento básico, além da importância da fauna e flora. Com uma abordagem pedagógica de escalas, o programa busca integrar os temas de maneira gradual, acompanhando a evolução dos estudantes ao longo de sua jornada no ensino fundamental.
O principal objetivo da iniciativa é envolver a comunidade bonitense, gerando um sentimento de pertencimento e responsabilidade, com o intuito de conquistar um futuro mais sustentável, harmonizando o desenvolvimento humano com a preservação ambiental.
Este ano, o programa contou com a colaboração da rede de educação pública estadual, fortalecendo as ações com palestras, atividades de campo e saídas pedagógicas que enriqueceram o aprendizado dos alunos e ampliaram a conscientização sobre as questões ambientais.
Em uma cidade como Bonito, conhecida pela sua biodiversidade e belezas naturais, a educação ambiental se torna ainda mais crucial. O município, um dos destinos turísticos mais procurados no Brasil, possui uma rica fauna e flora que depende da conscientização de sua população para garantir sua preservação. O programa de educação ambiental é uma ferramenta vital para sensibilizar tanto as novas gerações quanto os adultos sobre a importância de manter o equilíbrio entre o desenvolvimento humano e a natureza, assegurando que as futuras gerações também possam desfrutar dos recursos naturais que tornam Bonito um local único no mundo.
A iniciativa é um passo importante para a construção de uma cidade cada vez mais sustentável, onde a educação e a preservação caminham lado a lado.
Ao final do ano, os alunos são convidados a participarem de um Concurso de Desenhos, nos quais colocam no papel um pouco do conhecimento adquirido. Para incentivar a participação, são eleitos 21 desenhos, por meio de votação popular, que depois irão compor o calendário da SEMA e IASB do ano seguinte. A premiação dos melhores desenhos 2024, para composição do calendário 2025, foi realizada na manhã desta terça-feira (10), na Câmara Municipal de Bonito. Confira a relação dos vencedores:
Esmeralda Costa de Souza – 8º ano – E.M. Rural Ozório Jacques
Isadora da Silva Lodi – 5º ano – E.M João Alves da Nobrega Gisele Neves
Ana Goulart da Silva Souza – 9º ano – E.M. Rural Prof° Francisco A. C. Ferreira
Giselli Martins Almeida – 9º ano – E.M. Rural Prof° Francisco A. C. Ferreira
Lázaro Rafael C. Alvarenga – 6º ano – E.M. Rural Prof° Francisco A. C. Ferreira
Eloah Santos Moreira – 5º ano – E.M. Rural Prof° Francisco A. C. Ferreira
Daphini da Silva Gonçalves – 6º ano – E.M. Rural Prof° Francisco A. C. Ferreira
Kaio Alexandre Ledesma Ribeiro – 8º ano – E.M. Rural Prof° Francisco A. C. Ferreira
Pedro Vellas Zambini Martins – 5º ano – E.M João Alves da Nobrega
Luciano Fernandes da Conceição – 8º ano – E.M. Rural Ozório Jacques
Kauan Santos Moreira – 9º ano – E.M. Rural Prof° Francisco A. C. Ferreira
Thiago Emanuel Cavalheiro dos Santos – 8º ano – E.M. Rural Prof° Francisco A. C. Ferreira
Maria Sofia da Silva Fernandes – 5º ano – E.M. João Alves de Arruda
Gabrielly Pinheiro Mariano 9º ano – E.M. Rural Prof° Francisco A. C. Ferreira
Isis Prado Pias Filgueiras – 5º ano – E.M João Alves da Nobrega
Sofhia Sanches Batista – 5º ano – E.M. Manoel Inácio de Farias
Isabelly Soares da Silva – 7º ano – E.M. Rural Prof° Francisco A. C. Ferreira
Mirella Ribeiro – 7º ano – E.M. Rural Prof° Francisco A. C. Ferreira
Kemili Duarte Leite – 7º ano – E.M. Prof° Durvalina Dorneles Teixeira
João Pedro Tavares Moreira – 9º ano – E.M. Rural Ozório Jacques
Nivaldo Oliveira Santos – 5º ano – E.M. Rural Prof° Francisco A. C. Ferreira