Audiência pública, realizada nesta terça-feira (18), na Câmara Municipal de Bonito, discutiu a Regularização Fundiária, Ambiental, Infraestrutura e Segurança Pública do Núcleo Urbano Informal “Palmeira Velha” (região do Fiinho), localizado na saída para Aquidauna (MS-345).
A reunião contou com a presença do promotor de Justiça Alexandre Estuqui, representando o Ministério Público de MS, o diretor do Demurf, José Cavalheiro e do procurador jurídico da Prefeitura, Osmar Prado, que detalharam aos moradores os termos presentes no TAC (Termo de Ajuste de Conduta), estabelecendo valor venal do metro² dos lotes, bem como o que cada morador deverá pagar pelo serviço de pavimentação do bairro.
Após reunião com o todos os moradores e proprietários de lotes do residencial, realizada em 10 de dezembro de 2024, ficou acordado entre o grupo que o loteador principal, Leonildo Dias Costa (Fiinha) e três subloteadores (pessoas que compraram uma quantidade maior de lotes e revenderam) ficarão responsáveis por arcar com metade dos custo de infraestrutura (asfalto, drenagem superficial e instalação da rede de água e esgoto) de todo o loteamento, na devida proporção que lotearam e os demais moradores arcarão com os outros 50% do valor, calculado conforme a testada (frente) de cada lote. A audiência pública teve como objetivo, validar o acordo por meio da assinatura da TAC.
A empresa responsável pelo serviço será a Espirito Santo Ltda, que além da infraestrutura (asfalto, drenagem superficial e instalação da rede de água e esgoto) também fará a instalação da rede elétrica e capacitação da rede.
Ao Executivo Municipal ficará a responsabilidade de asfaltar a rua de trás do loteamento e de dar prosseguimento ao processo de regularização fundiária, até a emissão da Matrícula do imóvel. É importante reforçar que apenas os lotes quitados serão registrados no nome do atual proprietário. O prazo para emissão da CRF (Certidão de Regularização Fundiária) é de 180 dias após assinatura da TAC. Também ficou acordado com os moradores que o IPTU só será cobrado a partir de 2026.
Após assinaturas, a TAC será protocolada junto ao Ministério Público e adicionado ao processo de regularização do Residencial Palmeira Velha. O processo de Reurb, encaminhado pelo Demurf, solicitando a emissão das matrículas individualizadas, será o próximo passo no andamento ao termo de acordo.
Saiba Mais

Audiência pública discute integração da comunidade e sustentabilidade no Festival de Inverno

Audiência de elaboração da XXIV edição do Festival de Inverno acontece dia 17 de fevereiro

Audiência pública com rateio de custos para regularização Fundiária será realizada amanhã
Leia Também

Palestra sobre Autismo ganhou um toque especial com a apresentação da Banda Municipal

Leilão do Detran-MS tem Corolla com lance inicial de pouco mais de R$ 10 mil

Cantor Mariano se casa com Jakeline Oliveira e artistas de MS se emocionam com cerimônia

Departamento de Desenvolvimento Rural presta apoio para pequenos produtores

Upgrade na carreira: Detran-MS abre curso de diretor-geral e de ensino para atuar em autoescolas

Show com Guilherme e Santiago acontece dia 24 de agosto; veja a data de todos os shows

Azul começa a operar voo direto entre Campinas e Bonito

Prefeitura emite nota sobre descarte irregular de lixo no bairro Rio Bonito

Inscrições para a Corrida do Trabalhador serão reabertas em Bonito
