A Prefeitura de Bonito reforça que está autorizada a entrar e realizar a limpeza de imóveis ou terrenos baldios que, após notificação, não sejam devidamente mantidos e ofereçam riscos à saúde pública. A medida está prevista na Lei nº 1.677, de 4 de abril de 2023.
Conforme o documento, é responsabilidade do proprietário manter seu imóvel limpo, eliminando o acúmulo de mato, detritos, água estagnada e quaisquer outros resíduos prejudiciais à saúde pública. Dessa forma, donos de terrenos baldios, imóveis com obras inacabadas, terrenos desabitados ou unidades habitadas que não cumprirem a determinação serão notificados. Caso a limpeza não seja realizada, serão multados em 100 UFIM (Unidade Fiscal Municipal).
Após o prazo da notificação, se a limpeza não for realizada pelo proprietário, o município poderá executar o serviço, cobrando os custos diretamente no CPF do titular do imóvel.
O valor será calculado com base na área total do terreno e no tipo de serviço realizado, podendo variar entre 60 e 400 UFIM. Atualmente, 1 UFIM equivale a R$ 9,35.
No caso da multa, o proprietário terá até 15 dias para efetuar o pagamento, sob pena de inscrição do débito na Dívida Ativa Municipal. Já para o serviço de limpeza realizado pelo município, o titular do imóvel terá um prazo de até 30 dias para quitar o valor.
A Prefeitura também orienta que proprietários que residam fora do município realizem a atualização cadastral junto ao setor de tributos na Rua Santana do Paraíso, anexo à Prefeitura. Caso contrário, a notificação será feita por meio de edital e, não havendo resposta, será aplicada a multa diretamente.
Confira a lei detalhada aqui.
Leia Também

Caninana é resgatada 'buscando atendimento' em UPA

Governo de MS vai antecipar cronograma e lançar PSA Brigadas já em abril

Prefeito destaca chegada de asfalto na Vila América

Prefeitura realiza grande ação no Distrito Águas do Miranda

MS deverá produzir 14,6 milhões de toneladas de soja, volume 11,4% superior ao da safra passada

Gruta do Lago Azul se torna um dos primeiros atrativos turísticos a incluir sinalização para vagas

Procon de Mato Grosso do Sul alerta sobre golpes utilizando nome da instituição

Inscrição para curso de Logística em Bonito é realizado apenas pelo IFMS

Bonito participa de reunião do Comitê da Bacia do Rio Miranda
