A onda de calor tem castigado os sul-mato-grossenses, mas ela tem data para acabar. Oficialmente o alerta de grande perigo emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) termina no fim da sexta-feira (17) e uma frente fria deve chegar ao Estado no fim de semana.
Em algumas cidades a frente fria pode derrubar as temperaturas em até 10°C. De acordo com o Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Clima em MS), uma frente fria deverá quebrar o bloqueio atmosférico, favorecendo chuvas e tempestades no Estado nos dias 19 e 20 de novembro.
Em Campo Grande o Inmet prevê uma queda brusca na temperatura no domingo (19), quando a temperatura deve variar entre 23°C e 31°C e há possibilidade de chuva. Cenário bem diferente do atual, com mínimas de 26°C e máximas de 38°C.
Já em Sete Quedas, região sul do Estado, a temperatura máxima pode cair até 10°C no fim de semana, passando de 38°C como máxima no sábado para 28°C no domingo. Também há possibilidade de chuva.
Antes da frente fria, MS deve ter pico de calor
O clima fresco vai voltar, mas antes Mato Grosso do Sul deve enfrentar um pico no aumento das temperaturas. Sexta-feira (15) deve ser o dia mais quente da semana, nesta terceira onda de calor.
Neste dia as temperaturas máximas podem chegar a 45°C em cidades do Mato Grosso do Sul. Essa terceira onde de calor é a mais intensa até agora, tendo quebrando recorde de calor em várias cidades do Estado, como Corumbá, que chegou a 43°C.